Depois de conseguir sua nona vitória no Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, Luiz Lima, nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), tem mais um desafio pela frente, dentro da competição organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). No próximo sábado (14/10), a partir das 10 horas, no posto 6 de Copacabana, no Rio de Janeiro, ele encara a II Maratona Pré-Panamericana, no mesmo local e percurso (10 km) que será utilizado nos Jogos Pan-Americanos Rio-2007.

Luiz Lima defende uma invencibilidade diante de competidores nacionais que vem deste o término da última temporada, quando venceu, pela quarta vez consecutiva, a Travessia dos Fortes, entre o Leme e Copacabana, no Rio de Janeiro, e as provas de Rio das Ostras, no litoral fluminense.

Neste ano, o nadador da UNISANTA esteve ausente de duas etapas do Brasileiro (Linhares, no Espírito Santo, e Ilheus, Bahia), em razão de sua participação no Mundial de Maratonas Aquáticas, em Nápoles, na Itália.

Com o título de campeão brasileiro assegurado, ele busca, no Rio de Janeiro, não apenas sua décima vitória no Brasileiro , como a manutenção de uma hegemonia, já que em janeiro último, foi dele a vitória na I Maratona Aquática Pré-Panamericana, desenvolvida como um teste para o percurso a ser adotado nos Jogos Pan-Americanos do próximo ano.

Na oportunidade, ele percorreu os 10 km em 2h08m07. Na versão feminina, quem venceu foi a baiana Ana Marcela Cunha, do Clube Olímpico de Natação/BA, com 2h22m57. Tanto Luiz como Marcela venceram a 11ª etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, no último sábado (7/10), na Praia do Boquerão, em Santos, competição desenvolvida dentro do programa da segunda etapa da II Travessia Renata Câmara Agondi. Luiz chegou em 2h17min56, enquanto Ana venceu com 2h27min59.

A II Maratona Pré-Panamericana, sábado (14/10), será a primeira das duas provas que irão classificar 20 nadadores cada uma (10 homens e 10 mulheres) para a Seletiva Pan-Americana de maio do ano que vem. A III Pré-Panamericana está marcada para março de 2007. Os 40 atletas lutarão pelas quatro vagas (2 homens e 2 mulheres) que competirão nos Jogos Rio-2007.