Em uma prova tranqüila, de mar com jeito de piscina, Luiz Lima e Monick Avelino Perez, ambos da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), venceram a primeira etapa da maior e mais importante competição em águas abertas do Brasil, a II Travessia Renata Câmara Agondi, disputada na distância de aproximadamente 1,5 km, na manhã desta sábado, na Praia do Boqueirão, em Santos.

Na classificação por equipes, a UNISANTA ficou ainda com os títulos feminino, masculino e geral, mantendo a posse, pelo segundo ano, do Troféu Renata Câmara Agondi. A UNISANTA venceu no feminino, seguida pela Academia Duppre (2ª.) e Academia Multisports (3º.). No masculino, deu UNISANTA, seguida pelo Internacional de Regatas (2º.) e Academia Krato (3º.). No geral, deu UNISANTA, com Internacional em segundo e Krato, em terceiro

Luiz Lima, melhor nadador de águas abertas do País, completou o trajeto em 21m25, seguido a certa distância por Juan Martin Pereyra, também da UNISANTA, com 23m49. Ricardo Kojima (24m32), Yuri Rinaldi (24m35) e Israel Peressim Murat (24m37), os três da UNISANTA, figuram nos terceiro, quarto e quinto lugares.

No feminino, Monick Avelino Perez precisou de 26m16 para fechar a prova. Atrás dela, nas quatro posições subseqüentes, também nadadoras da UNISANTA: Bárbara Jatobá, 26m46; Isabelle França Longa, 26m59; Fernanda Reis Marinho, 27m11, e Isabela Amblard, com 27m16.

A prova contou com um perfeito esquema de segurança, que inclui a participação de professores e alunos da Faculdade de Fisioterapia da UNISANTA. Alunos da Faculdade de Educação Física e Esportes da Universidade (Fefesp) também atuarão no apoio aos atletas. A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com organização da Presença Eventos e arbitragem e supervisão técnica da Federação Aquática Paulista.

CONDIÇÕES AJUDARAM – As condições do mar, temperatura da água e a tranqüilidade, determinada pelo perfeito sistema de segurança imposto à prova, foram determinantes para que essa primeira etapa da II Travessia Renata Agondi apresentasse um bom rendimento técnico.

Para Luiz Lima, que em nenhum momento deixou de estar em vantagem, foi uma “prova perfeita”. Segundo ele, não houve ressalvas. “Deu para desenvolver o meu estilo e impor um padrão, que me permitiu chegar a mais um resultado positivo em favor da UNISANTA. Agora, é pensar na próxima etapa, marcada para o dia 7 de outubro, quando também poderei ratificar o título de campeão brasileiro, por antecipação”.

Líder do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, com oito vitórias em dez etapas, já é apontado como virtual ganhador da temporada, mas acredita que só precisa vencer mais uma das quatro etapas restantes, para garantir o título matematicamente. “Como as quatro últimas provas são de 10 Km e contam dobrado, a próxima etapa da Travessia Renata Agondi, que também conta para o Circuito Paulista, pode definir o Brasileiro por antecipação”.

Já seu companheiro de equipe, Juan Pereyra, vencedor na quarta e última etapa da I Travessia Renata Agondi, salientou as dificuldades em vencer as circunstâncias de momento para chegar na segunda posição. “Estou me recuperando de um problema de saúde e cheguei a sentir o esforço em boa parte da prova. Mesmo assim deu para manter o ritmo e conseguir mais um bom resultado”, afirmou.

O quinto colocado, Israel Murat passou por um susto durante a etapa. No decorrer da prova, uma água-viva grudou no corpo do nadador. ‘‘Isso acabou prejudicando um pouco. Eu estava em 3º, atrás do Luiz e do Juan. Caí para 12º, mas deu para chegar em 5º. Fiquei feliz com o resultado’’, afirmou o atleta.

Quem também precisou nadar com o coração para superar o cansaço e dores musculares, foi a ganhadora da versão feminina da prova. Monick Avelino Perez, que a menos de 24 horas havia vencido a prova dos 10 km dos Jogos Abertos do Interior, em condições dramáticas (água a 19 graus e repleta de detritos), vinha de uma virose, que a manteve sem treinar com a devida regularidade.

Mas nem isso fez com ela entrasse na disputa da manhã deste sábado (23/09) sem a intenção de vencer. “Nadei pela camisa da UNISANTA e a paixão pelo esporte. As dificuldades foram tantas, mas o resultado compensou”, afirmou, lembrando que nos metros finais, a miopia fez com que ela encontrasse dificuldades em visualizar e definir o caminho a seguir.

Bárbara Jatobá ficou com o vice-campeonato, completando o trajeto em 26m46. ‘‘A prova foi bem tranquila. Tentei acompanhar a Monick, mas não consegui. Fiz ainda uma última tentativa no final da prova, mas ela esteve impecável’’, disse.

PRÓXIMAS ETAPAS – Em sua segunda edição, a Travessia Renata Agondi terá três etapas, sendo que a terceira e última, marcada para 26 de janeiro de 2007, abrirá o circuito mundial de águas abertas, envolvendo, entre outros, os 20 melhores nadadores do mundo. A segunda etapa, válida para os campeonatos paulista e brasileiro, além de servir de seletiva para a primeira etapa do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas da FINA, está marcada para o dia 7 de outubro de 2006, às 9 horas, com largada defronte à Rua da Paz, e chegada em frente à Rua Oswaldo Cruz, junto ao Posto 5 em Santos, nas distâncias de 1, 3 e 10 KM.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Santa Cecília TV, Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros, 2º Batalhão de Infantaria Leve, BEM, Gatorade, Hershey´s, Beneficência Portuguesa, Hotel Avenida Palace e Banco Itaú . A organização é da Presença Eventos, Supervisão Técnica e Arbitragem são da Federação Aquática Paulista.