Líder e virtual campeão do Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticas, além de ter sido o atleta sul-americano de melhor desempenho na 1ª Maratona Aquática Internacional Santa Maria de Belém do Grão Pará, realizada domingo (17/9), o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Luiz Lima, é a grande atração da primeira etapa da II Travessia Renata Câmara Agondi, competição de 1,5 km marcada para sábado (23/09), a partir das 10 horas, com largada e chegada na Praia do Boqueirão.

Na 1ª Maratona Aquática Internacional Santa Maria de Belém do Grão Pará, Luiz Lima terminou em quarto lugar, com o tempo de 1h27m57. A vitória pertenceu ao norte-americano Mark Warkentin, com 1h26m49; seguido por Petar Stoychev (1h27m55), da Bulgária, que há oito anos é o vencedor do ranking mundial e vem liderando novamente este ano. O francês Stephane Gómez ficou em terceiro, com 1h27m55. A próxima etapa do circuito internacional de maratonas aquáticas será no dia 24 de setembro, em Shantou, na China. Será a 16ª de um total de 19 etapas.

Ainda no final de semana (sábado,16/09), também em Belém, Luiz Lima conseguiu mais uma vitória no Brasileiro de Maratonas Aquáticas, com êxito na tradicional Travessia Versus Montezuma Tabosa. Na temporada 2005/2006, Luiz Lima venceu duas das quatro etapas da I Travessia Renata Câmara Agondi, nas distâncias de 6,7 e 10 Km.

TRAVESSIA RENATA AGONDI – A ser disputada na distância de 1,5 km, em raia demarcada na Praia do Boqueirão, entre as ruas da Paz e Oswaldo Cruz, primeira etapa da II Travessia Renata Câmara Agondi tem seu tiro de partida marcado para as 10 horas, com a largada da elite masculina, Depois largam, pela ordem, a elite feminina e os atletas das categorias petiz e infantil.

Em sua segunda edição, a Travessia Renata Agondi terá três etapas, sendo que a terceira e última, marcada para 26 de janeiro de 2007, abrirá o circuito mundial de águas abertas, envolvendo, entre outros, os 20 melhores nadadores do mundo.

A segunda etapa, válida para os campeonatos paulista e brasileiro, além de servir de seletiva para a primeira etapa do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas da FINA, está marcada para o dia 7 de outubro de 2006, às 9 horas, com largada defronte à Rua da Paz, e chegada defronte à Rua Oswaldo Cruz, junto ao Posto 5 em Santos, nas distâncias de 1, 3 e 10 KM.

Já a terceira etapa, válida para o Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas da FINA, com premiação de US$ 20 mil, será realizada no dia da Cidade de Santos, em 26 de janeiro de 2007, a partir das 9 horas, novamente com largada defronte à Rua da Paz, e chegada defronte à Rua Oswaldo Cruz,, junto ao Posto 5 em Santos.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Santa Cecília TV, Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros e 2º Batalhão de Infantaria Leve. A organização é da Presença Eventos, Supervisão Técnica e Arbitragem são da Federação Aquática Paulista.