De olho na primeira etapa da maior e mais importante competição de águas abertas do Brasil, a II Travessia Renata Câmara Agondi, marcada para o próximo sábado (23/09), partir das 10 horas, na Praia do Boqueirão, em Santos, o melhor nadador de águas abertas do Brasil, Luiz Lima, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), participa neste domingo (17/09), na Baía do Guajará, em Belém do Pará, da Maratona Aquática Internacional Santa Maria de Belém do Grão Pará.

Na temporada 2005/2006, Luiz Lima venceu duas das quatro etapas da I Travessia Renata Câmara Agondi, nas distâncias de 6,7 e 10 Km. No momento, ele lidera o Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas.

Válida pelo Circuito Mundial, a prova de Belém do Pará tem o percurso olímpico de 10 km e a participação dos principais atletas da modalidade no mundo. A largada será junto à Universidade Federal do Pará, às 9h30. A Travessia Internacional conta com nomes como as duas primeiras do ranking internacional, as alemãs Britta Kamrau e Ângela Maurer, nesta ordem. E os três primeiros do ranking masculino: Petar Stoychev, da Bulgária; Mohamed Elzanaty, do Egito, e Stephane Gómez, da França.

Com a ausência de Poliana Okimoto, vice-campeã mundial de maratonas nos 5km e 10km e que se encontra lesionada no ouvido direito e fora das competições por um mês, a torcida paraense vai torcer por oito nadadores brasileiros. Além de Luiz Lima, atuam Fábio Lima, Carlos Pavão e Allan do Carmo, Ana Marcela Cunha, Maria da Penha Cruz (Pepenha), Marina Berti e Pâmela Engel.

Travessia Renata Agondi – A ser disputada na distância de 1,5 km, em raia demarcada na Praia do Boqueirão, entre as ruas da Paz e Oswaldo Cruz, primeira etapa da II Travessia Renata Câmara Agondi tem seu tiro de partida marcado para às 10 horas, com a largada da elite masculina, Depois largam, pela ordem, a elite feminina e os atletas das categorias petiz e infantil.

Em sua segunda edição, a Travessia Renata Agondi terá três etapas, sendo que a terceira e última, marcada para 26 de janeiro de 2007, abrirá o circuito mundial de águas abertas, envolvendo, entre outros, os 20 melhores nadadores do mundo.

A segunda etapa, válida para os campeonatos paulista e brasileiro, além de servir de seletiva para a primeira etapa do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas da FINA, está marcada para o dia 7 de outubro de 2006, às 9 horas, com largada defronte à Rua da Paz, e chegada defronte à Rua Oswaldo Cruz,, junto ao Posto 5 em Santos, nas distâncias de 1, 3 e 10 KM.

Já a terceira etapa, válida para o Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas da FINA, com premiação de US$ 20 mil, será realizada no dia da Cidade de Santos, em 26 de janeiro de 2007, a partir das 9 horas, novamente com largada defronte à Rua da Paz, e chegada defronte à Rua Oswaldo Cruz,, junto ao Posto 5 em Santos.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, Santa Cecília TV, Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros e 2º Batalhão de Infantaria Leve. A organização é da Presença Eventos, Supervisão Técnica e Arbitragem são da Federação Aquática Paulista.