O campeão conversou sobre os Jogos Mundiais Escolares que competiu no início do mês, em Marrocos.  Na mesma página, há um registro da prata obtida pela nadadora Ana Marcela Cunha no Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas, em  Madagascar.

O atleta Lucas Souza, que integra a equipe de natação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), concedeu entrevista ao jornal A Tribuna após sua chegada de Marrocos. O nadador voltou dos 17º Jogos Mundiais Escolares, com cinco medalhas (quatro de ouro e uma de bronze) da competição mundial. A matéria foi publicada nesta segunda-feira, 21/5.

As medalhas de ouro foram conquistadas nas provas de 50 e 100 metros livre, no revezamento 4×100 livre e 4×100 livre misto. Já o bronze, foi alcançado no revezamento 4×100 medley.  A matéria ocupa quase a metade da página A-13, em seis colunas.

Na reportagem, Lucas explica que a paixão pelo esporte veio de sua mãe, Lúcia Roseane Santos, ex-nadadora. Ele começou a nadar para enfrentar a bronquite aos três anos de idade e,  agora, sonha em disputar a Olimpíada. “A minha mãe ficou a 60 centésimos de conquistar uma vaga na Olimpíada. Ela também era especialista nos 50 metros livre. Então, tenho o sonho de disputar os Jogos Olímpicos e ser o mais rápido do mundo nesta categoria”,  comentou o atleta.

Durante as provas que competiu no Marrocos, o nadador teve que enfrentar dificuldade na própria raia: a raia número 1, onde o atleta competiu, estava com marola. Outro problema eram os adversários que tinham na faixa de 18 anos, enquanto Lucas tem 16. A treinadora da Unisanta, Maressa Nogueira, pediu ao nadador que ele desse seu melhor,  e foi isso que ele fez, garantindo a medalha de ouro nos 50 metros livre.

“O Lucas é realmente muito promissor. E não é por excesso de treinamento. É talento mesmo. Ele é um jovem determinado e frio nas tomadas de decisões dentro da piscina”,  garantiu a treinadora  ao jornal. Os treinos do atleta são pesados, às segundas, quartas e sextas. Nada em dois horários: às 5h e às 17 horas. Já às  terças e quintas, faz musculação na academia.

Segundo Maressa, o nadador disputará as seletivas para a Olimpíada de Tóquio (em 2020), visando integrar a equipe brasileira que disputará os Jogos Olímpicos de 2024 (em Paris, na França).

Ana Marcela conquista prata

Na mesma página do jornal, há também a menção à conquista da medalha de prata de Ana Marcela Cunha no Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas, em Seicheles, nas proximidades de Madagascar. É a primeira medalha da nadadora brasileiras em etapas da Copa do Mundo 2018. Ela terminou a prova com o tempo de 1h58m32s06.