Circuito Mundial FINA de Maratona Aquática 2012

Com 100 pontos somados nas seis etapas da Copa do Mundo 2012 FINA de Maratonas Aquáticas, a atleta da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos, Ana Marcela Cunha, é líder do ranking mundial e está prestes a conquistar o título inédito para o Brasil de bicampeã mundial, com apenas 20 anos. Ana Marcela embarca para a China neste sábado, dia 29, para as duas últimas etapas do circuito mundial: dia 7 de outubro, em Hong Kong, e dia 13 de outubro em Shantou, prova esta que terá a sua pontuação dobrada.

Com 40 pontos à frente da segunda colocada, a alemã Nadine Reichert, Ana Marcela é a grande favorita ao título de campeã mundial deste ano, declara o técnico da atleta, Márcio Latuf, que também irá à China.  A americana Eva Fabian e a alemã Angela Maurer, terceira e quarta do ranking, tem 56 e 50 pontos, respectivamente.

Histórico de ouro – O desempenho de Ana Marcela nessa temporada da Copa do Mundo 2012 FINA demonstra o potencial da nadadora para trazer mais uma vez ao Brasil a faixa e o troféu de campeã mundial. A primeira vez que venceu o circuito mundial da FINA foi em 2010, quanto tinha apenas 18 anos.

Em 2008, Ana foi a terceira colocada geral na Copa do Mundo FINA (sendo a melhor do País), ano em que ficou em quinto lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim (melhor colocação das Américas nos 10 Km da Maratona Aquática). Tal feito rendeu à atleta o Prêmio Brasil Olímpico, concedido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Em 2009, mesmo não competindo nas duas últimas etapas, ela obteve pontuação suficiente para outra vez ser a terceira geral, mas o regulamento da competição obriga o atleta a participar da última etapa para ser classificado no ranking final. No ano seguinte, em 2010, foi campeã mundial da Copa do Mundo FINA.

No ano passado, Ana foi a primeira brasileira a obter a medalha de ouro nos 25 KM, no mundial da China. E agora, em 2012, ela segue firme na busca do bicampeonato mundial inédito para o País, nos 10 KM.

Integrante da equipe da Unisanta desde os 14 anos, quando se tornou a mais jovem ganhadora do Circuito Brasileiro de Águas Abertas, Ana é também pentacampeã brasileira de maratona aquática.

Resultados da Copa do Mundo Fina 2012 – Os resultados das etapas anteriores (provas de 10 KM), por ordem cronológica, foram os seguintes: Santos (Brasil) 3º lugar; Viedma (Argentina) 6º lugar; Eilat (Israel) 1º lugar; Cancun (México) 1º lugar; St Jean (Canadá) 3º lugar; e Megantic (Canadá) 2º lugar.