Autoridades municipais e estaduais, dirigentes esportivos, publicitários, jornalistas, atletas, técnicos e o publico em geral, prestigiaram o movimentado brunch, que marcou o lançamento oficial da etapa internacional da II Travessia Renata Agondi, marcada para o dia 26 de janeiro próximo, como ponto alto das comemorações do Aniversário da Cidade de Santos. O encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira (6), no Auditório do Bloco E da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), realizadora da prova.
A etapa internacional da II Travessia Renata Agondi abrirá o mais importante circuito mundial de maratonas Aquáticas, o Fina 10 KM Marathon Swimming World Cup 2007, além de ser a primeira competição em nível mundial a ser realizada no Brasil no próximo ano.
De maneira informal, o presidente da Comissão Organizadora da II Travessia Renata Agondi, Marcelo Teixeira, abriu o encontro, ressaltando a importância da competição, não apenas do ponto de vista esportivo, mas do atrativo em termos turístico para Santos e Região. “Trata-se de um evento que realça justamente essa vocação de nossa Cidade, sempre acolhedora, sempre de braços abertos aos visitantes,m sejam eles de outros pontos do Brasil ou do Exterior”.
O diretor de Maratonas Aquáticas da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e árbitro internacional, Igor de Souza, salientou o fato de a prova ser a primeira a reunir mais de 15 atletas internacionais. “Competidores esses de altíssimo nível técnico, o que da a etapa internacional da II Travessia Renata Agondi uma condição inédita em termos de etapas de circuitos mundiais”.
A competição será disputada na distância de 10 km, com uma dotação de US$ 20 mil, a serem rateados entre os oito primeiros colocados de cada categoria. A competição reunirá, entre outros, os dez melhores (cinco homens e cinco mulheres) atletas do Ranking Mundial de Águas Abertas, bem como os medalhistas (12 no total) das provas de 5 e 10 km do Campeonato Mundial de Águas Abertas, desenvolvido pela Fina, em Nápoles, na Itália.
Também participam os 20 melhores atletas (dez homens e dez mulheres) da segunda etapa da disputa, que ainda contou pontos para os Campeonatos Paulista e Brasileiro.
Entre aqueles que prestigiaram o evento, figuram o secretario municipal de esportes, Lidney de Castro, representando o prefeito João Paulo Tavares Papa; o professor Marcelo Figueiredo, representando a Secretaria de Estado da Juventude, Esportes e Lazer; o presidente da Fundação Pro – Esportes, o campeão olímpico Rogério Sampaio; a diretora do Sistema A Tribuna, Flávia Santini Stockler; o presidente da Sabesp Regional Baixada Santista , Paulo Queiroz.; o diretor-técnico da Travessia Renata Agondi, Professor Enio Faria, ale de toda alta direção da Universidade Santa Cecília, diretores, coordenadores, professores, técnicos e atletas.
ATLETAS INTERNACIONAIS – Uma verdadeira legião estrangeira, com presença de alguns dos maiores nadadores em águas abertas do mundo tem presença confirmada na disputa, Entre os quais, atletas russos, norte-americanos, búlgaros, holandeses, israelense, macedônios e até mesmo da República de Lagos.
O time russo, campeão mundial em Nápoles, trás Yuri Kudinov, campeão Mundial em Montreal e medalha de prata no Mundial de Nápoles; Evgeny Koshikarov, quinto colocado no Mundial de Nápoles e Vice-campeão Europeu em 2006; Vladimir Dyatchin, vice-campeão na seletiva Russa do 10km para Melbourne e Campeão Juvenil Europeu, Pavel Vetkalov, vice-campeão na seletiva Russa dos 5km para Melbourne e Vice-campeão juvenil europeu; Anna Uvarova, campeã na seletiva russa dos 10km para Melbourne e a técnica Lídia Vlasevskaya.
Presentes também o búlgaro Petar Stoychev, penta-campeão do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas e Medalha de bronze nos 25km no mundial de Nápoles, os norte-americanos Micha Burden, vice-campeã americana dos 10km e Medalha de bronze no Pan-Pacific de 2006; Mark Warkentin, medalha de prata no Pan-Pacific de 2006 e / vencedor da etapa do Mundial em Belém, 2006; John Flanagan, campeão americano dos 5km e Integrante da seleção americana nos três últimos mundiais; Dan DeMarco, campeão Pan-Americano em 2004 nos 10km e Integrante da seleção americana em Montreal e Nápoles.
Outros destaques: o holandês Maarten v/d Weijden, vice-campeão Mundial em Montreal em 2005 e vencedor de quatro etapas do Circuito Mundial de 2006 e 5º. Colocado no Mundial de Nápoles nos 10km; o israelense Daniel Katzir, campeão dos Jogos Judaicos de 2006 e 18º. Colocado no Mundial da Itália; o macedônio Igor Dimovski, campeão Nacional e 7º. Colocado no circuito de mundial de 2007. Da República de Lagos, virão dois atletas e um técnico ainda não definidos.
O NOVO FORMATO – A etapa internacional da Travessia Renata Agondi dará início a um novo formato de competições de maratonas aquáticas em âmbito mundial. Para 2007, a Fina definiu que as disputas em águas abertas passarão a contar com dois circuitos distintos: o primeiro e mais importante, denominado World Cup Fina, terá um total de 12 provas, com dotação obrigatória de US$ 20 mil, e a participação dos melhores nadadores do mundo.
O segundo, chamado de Grand Prix de Maratonas Aquáticas, terá cerca de nove provas, com distâncias a partir de 15 km e dotação livre. Com isso, a Fina prioriza as disputas de 10 km, distância adotada para as provas de águas abertas dos Jogos Olímpicos, já a partir de Pequim 2008.
A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com Supervisão Técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Federação Aquática Paulista (FAP) e apoio técnico da Presença Eventos. Apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer; Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Sistema Santa Cecília de TV e Rádio Educativas, Jornal A Tribuna, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros, 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º. BIL), Santos e Região Convention & Bureau, BEM, Gatorade, Hershey´s, Beneficência Portuguesa, Hotel Avenida Palace, Sabesp, Terracom e Codesp.