Depois de três semanas de pura emoção, disputas acirradas e um comportamento exemplar por parte de atletas e do público em geral, os XXIII Jogos da UNISANTA, a maior e mais importante competição universitária do Estado de São Paulo, chegam a sua reta final, com as definições de seus quatro últimos campeões, nesta segunda-feira (22/05) e terça-feira (23/-5), sempre a partir das 19 horas.

Nem mesmo o clima de terror imposto pelo descalabro da ação de criminosos em todo o Estado de São Paulo, tirou o animo dos universitários, que, mais uma vez, deram uma lição de esportividade e solidariedade, já que mais de 1600 quilos de alimentos foram recolhidos ao longo das disputas.

Engenharia UNISANTA, no masculino, e Fefesp, no feminino, estão com as mãos nas taças de campeões gerais, mas a luta ainda promete ser boa, envolvendo ainda as atuais campeãs gerais: Fefesp, no masculino, e Fisioterapia UNISANTA, no feminino.

Nesta segunda-feira (22/05), a partir das 19 horas, no Ginásio Poliesportivo, na decisão do futsal feminino, defrontam-se as equipes da Fisio UNISANTA e Educação Física Unaerp. Na seqüência, Fefesp e Engenharia UNISANTA farão a decisão do handebol masculino, depois de terem vencido nas semifinais as representações da Fisio Unilus (21 a 15) e Biologia UNISANTA (21 a 1), respectivamente.

Completando a rodada, Educação Física Unaerp e Fisio UNISANTA, decidem a última vaga para a final de futsal masculino, marcada para terça-feira (23/05). A Educação Física Unip já está classificada e aguarda. Na terça-feira (23/05), além da final do futsal, será realizada a decisão do basquete masculino, entre Fefesp e Ciências UNISANTA.

SOLIDARIEDADE – Nesta terça-feira (23/05), a Comissão Organizadora dos XXIII Jogos da UNISANTA promoverá a entrega do Troféu de Solidariedade, em um prêmio àqueles que, ao longo da disputa, manifestaram gestos de carinho para com o próximo, doando gêneros alimentícios, roupas e brinquedos, que serão destinados a entidades de benemerência da Cidade e região.

Até o momento, foram arrecadados 1.684 quilos de alimentos e mais de 300 peças de roupas e brinquedos. As faculdades de Arquitetura da UNISANTA e Educação Física Unaerp brigam, no bom sentido, pela posse do Troféu, entregue na última temporada para as faculdades de Engenharia e Fisioterapia, ambas da UNISANTA.

ATLETISMO – A Fefesp venceu as disputas feminina e masculina de atletismo, na tarde de sábado (20/05), na pista do Brasil FC, na Vila Ortiz, bairro da Aparecida. Com os resultados, a Fefesp ampliou para quatro pontos a sua vantagem sobre a Fisioterapia UNISANTA (47 a 43), na classificação geral feminina, ficando em uma posição bastante confortável, na briga pelo título.

A Fefesp também diminuiu para 11 pontos a vantagem da Engenharia (69 a 58), na briga pelo título da categoria masculina. Nessa última, porém, as chances de conquista são bem mais favoráveis à Engenharia, que luta pela reconquista da hegemonia.

No atletismo masculino, a Fefesp venceu a competição, seguida pela Engenharia UNISANTA, EF Unaerp, Odonto UNISANTA, Fisio UNISANTA e FaAC. Já no feminino, deu Fefesp, seguida pela Fisio UNISANTA e EF Unaerp.

OUTROS CAMPEÕES – Na noite de sexta-feira (19/05), a rodada dos XXIII Jogos da UNISANTA apontou mais quatro campeões. Na Sala de Estudos do Bloco M, da Universidade Santa Cecília, a Engenharia UNISANTA conquistou o bicampeonato do xadrez masculino, em nova decisão com a Faculdade de Ciências UNISANTA.

A Engenharia venceu por 3,5 a 0,5, com Fabrício, Leandro e Rogério, batendo, pela ordem, Filippe, Alípio e Igor. No tabuleiro um, com as brancas, Edgar, da Engenharia, empatou com Cleiton, da Ciências.

No Laerte Gonçalves, foram realizadas as finais de voleibol. Na preliminar, pelo feminino, a Fisioterapia UNISANTA não encontrou dificuldades para bater o DA Ayrton Senna por dois sets a zero, com parciais de 25 a 16 e 25/19, em exatos 50 minutos. Cada set durou coincidentes 25 minutos.

Na decisão do masculino, a Fefesp deu o troco da derrota na final do voleibol de praia, e venceu a Engenharia UNISANTA, por três sets a um, de virada, em 99 minutos de partida. A Engenharia começou na frente, com 25 a 20, em 27 minutos. A Fefesp empatou em 25 a 23, em 24 minutos; virou em 25 a 18, em 21 minutos, e fechou o jogo em 27 a 21, em 27 minutos.

Mais uma decisão do feminino movimentou a noitada, desta vez no Poliesportivo, com a Fisioterapia UNISANTA ganhando da Educação Física Unaerp por fáceis 17 a 4. Thais, com sets gols, Karolina e Munike, ambas com três gols cada, foram os destaques da Fisioterapia.

Ainda no Poliesportivo, foram realizadas semifinais de futsal e handebol masculinos. O destaque ficou para a surpreendente derrota da Facce Unimes para a Educação Física Unip por 5 a 3, na disputa em pênaltis, depois de um empate em 5 a 5, no período normal.

A Facce chegou a estar em boa vantagem, impondo um placar de 3 a0, ainda no primeiro tempo. Mas antes que os primeiros 20 minutos chegassem ao seu término, a EF Unip já havia empatado. No segundo período, o panorama não sofreu alterações. Ora uma ora outra equipe marcava ou exercia domínio das ações.

Na decisão em cobranças de penalidades, a Educação Física acertou todas e garantiu a classificação. Depois de quatro anos com lugar cativo na final da modalidade, a Facce, do polivalente Ricardinho, assume um lugar na arquibancada.