De volta ao Brasil, depois de ter se destacado no 2º. Campeonato Pan-Americano de Águas Abertas, em Salinas, no Equador, o experiente fundista Luiz Lima, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), parra a ter o seu foco centrado no desafio de encarar as duras provas do 35º. Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, o Troféu José Finkel, a ser realizado, desta terça-feira (23/-5) a domingo (28/05), na piscina do Esporte Clube Pinheiros, na Capital.

Em Salinas, Luiz Lima foi bronze nas provas de 5 e 10 KM, superado apenas pelo campeão mundial, o norte-americano Chip Peterson, e o maior nome das provas de fundo na América Latina, nos últimos 10 anos, o venezuelano Ricardo Monastério. Seus resultados lhe valeram a condição de melhor desempenho brasileiro na categoria masculina.

No José Finkel, Luiz Lima quer ajudar a UNISANTA na luta pelo título da principal competição do calendário nacional neste primeiro semestre. Ele participa das provas de 1500, 400 e 800 metros nado livre.

Na primeira etapa, ele entra com o terceiro melhor tempo de balizamento (15m49s39), nos 1500 metros; na terceira etapa, Luiz nada os 400 livres, com o oitavo melhor tempo (4m01s87) e na quarta, ele atua nos 800 livres, com o terceiro tempo (8m18s65). Assim, ele tem boas chances de obter resultados que o levem ao pódio, mais uma vez.

“Embora tenha optado por dar maior ênfase às provas de águas abertas – Luiz lidera o Brasileiro de Maratonas Aquáticas de forma invicta -, em busca de uma vaga na seleção que defenderá op Brasil no Pan Rio 2007, não posso perder essa oportunidade de colaborar com a Universidade em mais esse grande desafio”, destacou. “São três provas de muita dificuldade, mas acredito que possa ter um bom rendimento”.