O presidente de Honra da FIFA, João Havelange, recebe nesta segunda-feira (20), o título de Professor Emérito concedido pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, em cerimônia a ser realizada às 20h00, no Salão do Conselho Deliberativo Vidal "Behor" Sion, do Santos Futebol Clube, no 1º andar do Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro).
Na oportunidade, Havelange ainda receberá do clube o título de Sócio Honorário e Medalha do Mérito Peixeiro, da Prefeitura de Santos o Diploma e Medalha de Mérito José Bonifácio de Andrada e Silva, da Câmara Municipal de Santos uma homenagem legislativa e do Santos e Região Conventions & Visitors Bureau uma placa em Homenagem a contribuição ao desporto mundial).
Os compromissos de Havelange em Santos começam de manhã, às 12h30, no CT do Santos FC, em um evento fechado para convidados. Na oportunidade, ele conhecerá toda a estrutura do Centro de Treinamento Rei Pelé, do Complexo Modesto Roma e do Hotel Recanto dos Alvinegros. Havelange será recepcionado pelo presidente Marcelo Teixeira, pelo presidente do Conselho, José da Costa Teixeira, e pelo prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa.
Além das autoridades, Havelange também será recepcionado por ex-craques do Peixe que conquistaram títulos mundiais no clube e na Seleção Brasileira. São eles: Pelé, Zito, Pepe, Edu, Carlos Alberto Torres, Clodoaldo, Mengálvio, Coutinho, Dorval, Joel Camargo e Gylmar. Os ex-jogadores irão entregar a João Havelange o dossiê preparado pelo Santos FC (que conta com o apoio de Bahia, Botafogo, Fluminense, Cruzeiro e Palmeiras) que visa pedir a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que considere campeões brasileiros os clubes que venceram a Taça Brasil e a Taça de Prata, competições que foram organizadas entre os anos 50 e 70 pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), que na época era dirigida por Havelange.
Logo após a visita, Havelange irá dar uma entrevista coletiva no Auditório do Hotel Recanto dos Alvinegros para jornalistas cadastrados. Em seguida irá almoçar no restaurante do espaço.
HOMENAGENS – À noite, às 19h30, a visita de João Havelange segue no Memorial das Conquistas do Santos FC. No espaço, ele irá inaugurar uma placa que irá registrar a sua visita especial ao clube. Em seguida, às 20h00, no Salão do Conselho Deliberativo Vidal "Behor" Sion, no 1º andar do Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), acontecerá a reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do Santos FC, quando o presidente do Conselho, José da Costa Teixeira, e o presidente do Santos FC, Marcelo Teixeira, entregarão a Medalha do Mérito Peixeiro e o título de Sócio Honorário do Santos FC a João Havelange.
Logo após, a direção da Universidade Santa Cecília homenageará Havelange com a concessão do título de Professor Emérito da universidade. A entrega será feita pela magnífica reitora da UNISANTA, Silvia Ângela Teixeira Penteado. A UNISANTA tem tradição no esporte, principalmente na natação, onde Havelange se destacou como atleta e presidente da Federação Paulista da modalidade.

VISITA À UNISANTA – Na terça-feira (21), às 9 horas, Havelange irá visitar o Complexo Esportivo da Unisanta, onde conhecerá a piscina, campos e ginásios da universidade e vai se relacionar com os vários atletas de destaque que estudam e disputam competições pela Unisanta e pela Seleção Brasileira de Natação, como Ana Marcela Cunha (top five da natação em águas abertas), Isabelle de França Longo (Seleção Brasileira de Juniores, campeã brasileira que irá ao Mundial de Roma), Matheus Louro Neto (campeão sul-americano de 100 metros nado peito e seleção brasileira), Israel Murat (campeão metropolitano de águas abertas), Paulo Magalhães (seleção brasileira juvenil e campeão brasileiro estilo 100 metros peito) e Carlos Farrenberg (atleta paraolímpico campeão pan-americano de 2007).

JOÃO HAVELANGE – Jean-Marie Faustin Godefroid de Havelange nasceu em 8 maio de 1916, no Rio de Janeiro (RJ). Já foi presidente da Federação Paulista de Natação, da CBD (Confederação Brasileira de Desportos, hoje CBF) e da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado). Atualmente, é presidente de Honra da entidade máxima do futebol mundial e membro do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Olímpico Internacional (COI).
A ligação de Havelange com o esporte começou no futebol, nas categorias de base do Fluminense, onde foi campeão carioca juvenil. Depois, acabou como atleta de natação. Nesta modalidade, representou o Brasil na Olimpíada de Berlim, em 1936. Já como esportista de pólo aquático, participou dos Jogos Olímpicos de Helsinque (Finlândia), em 1952. Ainda chefiou a delegação brasileira que participou dos Jogos Olímpicos de Melbourne (Austrália), em 1956.
João Havelange esteve à frente do futebol brasileiro em sua Época de Ouro, com a Seleção Brasileira se consagrando tricampeã Mundial (1958, na Suécia, 1962, no Chile, e 1970, no México). Ele se tornou vice-presidente da CBD em 1956, sendo eleito presidente em 1958, cargo que exerceu até 1974.
A presidência da FIFA foi assumida em 1974, de onde se afastou somente após o Mundial de 1998. Na posição, introduziu os Campeonatos Mundiais de Futebol nas categorias Infanto-Juvenil, Juvenil e Juniores, a Copa do Mundo de Futebol Feminino e o Campeonato Mundial de Futsal. Além disso, foi responsável por uma série de inovações que levaram a FIFA a uma posição de segurança econômica e influencia social, como a criação de um programa de desenvolvimento, na área do futebol, nos países menos avançados.Após 24 anos na FIFA, foi substituído pelo suíço Joseph Blatter, sendo aclamado, por unanimidade, presidente de Honra da entidade.