Principal evento da modalidade no País, um dos principais do Mundo, e uma das maiores competições esportivas da região, a III Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi trará, novamente, o foco da natação mundial para Santos no próximo dia 24 de janeiro. A prova de 10 km, organizada pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), abre o calendário 2009 do mais importante circuito internacional de águas abertas, o Fina Marathon Swimming World Cup 2009 (Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas) e terá as presenças de grandes nomes, como ocorreu nas duas edições iniciais.
O evento está sendo divulgado nos principais órgãos de imprensa e sites do País. Em entrevoista ao jornal A Tribuna, publicada dia 1 de janeiro, Marcelo Teixeira, Pró-Reitor Administrativo da Unisanta e presidente do SantosFutebol clube observa quea maratona é uma chance única de assistirmos no Brasil à performance dos melhores do mundonessacategoria. "É o quivalente, na natação, a uma copa do mundode futebol".
Entre os nomes de peso estarão a campeã olímpica e hexacampeã mundial, a russa Larissa Ilchenko, e os campeões do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas, o italiano Valério Cleri e a alemã Ângela Maurer. Larissa e Valério foram os vencedores da disputa 2008, confirmando o excelente nível técnico, equivalente a um mundial e mesmo ao que foi visto na estréia da modalidade nos Jogos Olímpicos de Beijing.
Outras estrelas internacionais já confirmaram presença, como os medalhistas olímpicos do Reino Unido, David Davies, prata no masculino, e Cassandra Patten, bronze no feminino. O búlgaro Petar Stoychev, campeão mundial em 2005 e presença nas duas provas realizadas em Santos, é outro nome garantido.
Do Brasil, quatro nomes se destacam. Na disputa feminina, Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto, quinta e sétima em Beijing, buscam a vitória “em casa”. No masculino, as atenções ficam para o também olímpico e quinto no Circuito Mundial, o baiano Allan do Carmo, e o experiente carioca Luiz Lima, que já defendeu as cores da Unisanta e agora em dezembro completou a travessia do Leme ao Pontal, nadando 35 km em cerca de nove horas.
A edição passada foi vencida pelo italiano Valério Cleri, campeão do Circuito Mundial, e a russa Larissa Ilchenko, seis vezes campeã mundial (quatro nos 5 km e duas nos 10 km). Os brasileiros fizeram bonito, com Allan do Carmo em terceiro lugar – superado pelo russo Evgeni Dratytsev na batida de mão – e Ana Marcela Cunha em quinto. Destaque também para a santista Poliana Okimoto, que numa prova de superação, garantiu o 9º lugar, após passar mal na metade do percurso.
O presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes Filho, festejou o sucesso da disputa na ocasião. “Nunca tivemos uma prova tão forte como essa. Ouso dizer que este é um dos cinco maiores eventos esportivos do Estado. Santos deve ter orgulho e sempre apoiar a família Teixeira e a Unisanta, que fizeram um trabalho incrível”, falou o dirigente, à frente da entidade há duas décadas.
Vale destacar que a competição faz parte das comemorações do aniversário de 463 de Santos e também é uma homenagem à memória de Renata Câmara Agondi, nadadora santista, que se tornou uma das principais atletas nacionais de maratonas em todos os tempos, e falecida em 1988, na tentativa de cruzar a nado o Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a Europa.
No dia 24, além da disputa mundial, o evento terá a abertura do Campeonato Paulista de Águas Abertas, com provas de um, dois e quatro quilômetros, reunindo cerca de 1.200 atletas, entre os 11 e os 80 anos. A organização é da UniversidadeSanta Cecília (Unisanta), com chancela da Federação Internacional de Natação (Fina), da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e da Federação Aquática Paulista (FAP).