Sempre alegre, sorridente, brincalhona entre os companheiros de treino e escola, ela mostra características de uma adolescente de 16 anos. Mas nos treinos e, sobretudo nas competições, seja nas piscinas e, principalmente, no mar, a baiana radicada em Santos, Ana Marcela Cunha dá sinais de uma grande campeã. Quinta colocada nos Jogos Olímpicos de Beijing e terceira no ranking mundial de maratonas aquáticas 10 km, a atleta da equipe Unisanta já se firmou entre as grandes nadadoras da modalidade, apesar da pouca idade.
Bem madura ao falar do futuro, ela já adiantou os planos, mostrando confiança na preparação física e psicológica. “Já começou um novo ciclo olímpico e estamos, realmente, pensando em 2012, na Olimpíada de Londres, que vai ser a competição auge. Eu pretendo trazer uma medalha para o Brasil e o psicológico não pode ser afetado. Tem de manter a cabeça no lugar certo e treinar cada vez mais para chegar ao objetivo”, frisou Ana Marcela, destacando o suporte da Unisanta para esta jornada.
“Tenho tudo, estudo, alimentação, casa, despesas pagas. É 100%. Não me preocupo com nada fora dos treinos. Eles pagam salário e as viagens e isso é muito importante para o atleta que tem de viajar o Mundo. Só tenho de agradecer esse apoio. Eles fazem de tudo pelo esporte e o ambiente é o melhor possível”, acrescentou a atleta, que estuda no Colégio Santa Cecília e este ano foi a vencedora do Prêmio Brasil Olímpico, oferecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) aos melhores do País em cada modalidade".
Os principais órgãos de imprensa do País publicaram o perfil de Ana Marcela, baiana radicada em Santos.