Além de embarcações dos bombeiros, da Capitania dos Portos , caiaque, ambulâncias, Lancha UTI, helicóptero e lanchas rápidas da organização, haverá um SOS Crianças Perdidas e atendimento de Fisioterapia, este a cargo de professores da Unisanta, com a participação de alunos.

Organização e segurança são palavras de ordem na 7ª Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta / Troféu Renata Agondi, a ser realizada no próximo domingo (27), às 9h, na praia da Aparecida, em Santos. Definida como referência nesses quesitos pela Federação Internacional de Natação (Fina), a Travessia, iniciada em 2005, despontou como alavanca propulsora das maratonas no Brasil.

“Desde nossa primeira edição, temos tomado todas as medidas para oferecer o máximo de segurança e conforto aos atletas, técnicos, dirigentes e ao público em geral. Essas ações, além de alcançarem seus objetivos, têm o pleno reconhecimento da Fina”, afirma o diretor técnico da prova santista, Igor de Souza.

O evento abrirá o mais importante circuito mundial de águas abertas, os 10 Km Marathon Swimming World Cup Fina 2013, e integra as comemorações do aniversário de 467 anos da cidade de Santos. A etapa brasileira é patrocinada pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), com chancela da Fina e da CBDA, e tem o jornal A Tribuna entre seus apoiadores.

Entre os países que estreiam na etapa brasileira, estão a Hungria e o Japão. A equipe japonesa participa pela primeira vez de uma etapa do Circuito fora da Ásia e optou pela Maratona de Santos a partir dos relatórios da FINA, que consideram a prova brasileira uma das mais seguras e organizadas.

Segundo Souza, “a prova de Santos ganha o aval total da organização máxima do esporte em todos os seus aspectos, sobretudo em termos de segurança. Isso, porém, ao invés de nos envaidecer, aumenta ainda mais a nossa responsabilidade e compromisso de oferecer a todos os envolvidos uma disputa com todos os cuidados nos mínimos detalhes”, afirma.

Cerca de 300 pessoas estão envolvidas na organização da prova. Dentre os serviços prestados estão embarcações oficiais e de segurança, tais como: Bombeiros, barcos de segurança, salva-vidas infláveis, Capitania dos Portos, caiaques, Lancha UTI, Helicóptero, ambulâncias, lanchas rápidas para os árbitros e barcos de contorno / alimentação, entre outros.

Apoio – Tradicionalmente, alunos e docentes da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta estarão presentes na maratona, prestando atendimento aos atletas em casos de dores musculares generalizadas, câimbras, contraturas, além de sinais de hipotermia se a temperatura da água estiver baixa,  e queimaduras por água-viva.

“A Fisioterapia atua amenizando os espasmos e as dores musculares, presta atendimento nos casos de queda de temperatura corporal e nas queimaduras, ou outras lesões que possam ocorrer com os atletas”, afirma o diretor da Faculdade, Prof. Ivan Cheida.

De acordo com Cheida, a atividade é importante pelo contato com atletas de alto nível e diferentes tipos de lesão que surgem numa competição deste tipo. “Essa vivência prática enriquece a vida do profissional de saúde e melhora o raciocínio clínico para atender emergências”.

SOS Criança Perdida – Além do atendimento aos atletas, a Fisioterapia Unisanta realizará, em parceria com a Cruz Vermelha, o SOS Criança Perdida. Na oportunidade serão distribuídas mais de 200 pulseiras de identificação para os pais colocarem nas crianças que estiverem na praia. As pulseiras facilitarão o pronto atendimento às crianças perdidas, por meio da identificação do nome do menor, de seus responsáveis e telefone de contato.

Além de atuar na Maratona Aquática, a Faculdade de Fisioterapia presta atendimento em outras competições. A Unisanta possui convênio com a Fundação Pró-Esportes de Santos – FUPES e atende todos os seus 510 atletas durante o ano. Desde 2006, a Fisioterapia envia equipes para o atendimento da delegação santista nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos do Interior. Atua ainda nas provas de Pedestrianismo da Polícia Militar de Santos, na Prova dos 10 Km do SESC, nos Campeonatos de Karatê da Federação Santista da modalidade e vários outros eventos esportivos.

Outras informações: www.unisanta.br/maratona