Colaborou: Rafael Campos   Fotos: Satiro José

A Universidade Santa Cecília prossegue com seu Projeto Tóquio-2020. Só neste ano, a Unisanta reforçou a equipe com seis atletas de alto nível. Em 2017, a natação ceciliana completa mais de quatro décadas de histórias e conquistas.

Felipe França, especialista em nado peito, várias medalhas de ouro e recordes mundiais, entrou para o time campeão da equipe da Universidade Santa Cecília – Unisanta e será apresentado à imprensa na próxima quarta-feira (15/2), às 11 horas, no Consistório da Universidade, em Santos, complementando os outros cinco reforços de peso divulgados neste ano por Marcelo Teixeira, Pró-Reitor Administrativo da Unisanta. França terá como treinador o consagrado técnico da Universidade, Márcio Latuf.

A Instituição prossegue firme em seu Projeto Olímpico Tóquio-2020, com vitórias já no início deste ano. Poliana Okimoto, única medalha olímpica do esporte aquático brasileiro na Rio-2016, foi prata na primeira etapa da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas da FINA, em 4/2 último e Ana Marcela Cunha, outra campeã mundial da equipe ceciliana, conquistou a quinta colocação na mesma prova, com apenas um mês de treinamento, após uma cirurgia no baço.

Felipe França: campeão mundial e muitas medalhas de ouro

Disputou três edições dos Jogos Olímpicos: em 2016 (Rio de Janeiro); 2012 (Londres), 2008 (Pequim). Na última edição, Felipe quebrou o recorde sul-americano dos 100m peito com a marca de 59s01, o terceiro melhor  tempo das eliminatórias. Após avançar na semifinal, o nadador terminou com a sétima colocação na prova dos 100m peito.

Felipe França foi eleito o melhor nadador sul-americano de 2016 pelo portal especializado Swim Swam. Eis algumas medalhas de ouro do atleta: nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (2015) – 100m peito; mais cinco medalhas de ouro no Campeonato Mundial de Piscina Curta (2014), disputado em Doha, no Catar. As vitórias aconteceram nos 50m e 100m peito, além dos revezamentos 4x50m e 4x100m medley e masculino, e 4x50m medley misto.

Foi ouro no Mundial de Xangai (2011) – 50m peito. Em 2010, foi ouro nos 50m peito e bronze nos 100m peito e 4x100m medley no Mundial de Dubai, e no Pan-Pacífico de Irvine – 50m peito; além de vice-campeão nos 50m peito do Mundial de Roma (2009).

Natural de Suzano, São Paulo, o atleta, que completará 30 anos em maio, começou cedo na natação. “Foi logo aos quatro anos, por incentivo da mãe e por saúde também, por causa de rinite alérgica, e a natação me ajudava a evitar esses problemas”, diz.

No início, ele teve dificuldades nas competições, quando tinha mais resultados negativos do que positivos. Porém, recebeu apoio da família para continuar. “Minha mãe sempre ia nas competições e dava aquele colo de mãe que a gente precisa quando as coisas não dão certo”, registra Felipe França, em seu site oficial.

Outros reforços recentes

Outros atletas top da natação brasileira foram adicionados neste ano à equipe ceciliana, entre eles Joanna Maranhão, Leonardo de Deus, Carol Bilich e Thiago Simon. Eles completam a equipe de ouro anterior, onde brilham nadadores como Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha, Matheus Santana, Felipe Ribeiro, Gabi Roncatto e Nicholas Santos.

Especialmente em maratonas aquáticas, o caso do Brasil e da Unisanta é singular, lembra Marcelo Teixeira. O Brasil tem cinco títulos da Copa do Mundo da FINA e foi o único país na Rio-2016 representado por duas maratonistas, as duas da Unisanta: Poliana Okimoto e Ana Marcela.

Confira alguns títulos das estrelas da Unisanta

Joana Maranhão – Especialista no nado medley, com várias medalhas em Pan-Americanos. Participou de quatro Olimpíadas e integra a seleção brasileira há 15 anos.

Leonardo de Deus – Especialista nos 100m e 200m borboleta, 100m e 200m costas, 200m e 400m livre. Participação em mundiais, nos Jogos Olímpicos de Londres, com pódios em Pan-Americanos e Sul-Americanos.

Thiago Simon – Especialista no nado medley e 200m peito, com vitórias em Campeonatos Pan-Americanos e Sul-Americanos.

Daiene Marçal Dias– Especialista nos 100 e 200m borboleta. Bronze (200m borboleta) nos Jogos Pan-americanos Rio 2007; campeã (100m borboleta) do Troféu Maria Lenk (2016); vice-campeã (50m borboleta) e 3ª colocada (100m borboleta) no Troféu José Finkel (2014); vice-campeã (200m borboleta) no Troféu José Finkel (2012).

Carol Bilich – Especialista em provas de fundo – 200m, 400m e 800m livre (piscina) e na maratona aquática. Conquistou vaga para o Sul-Americano de Praia, que acontecerá em fevereiro, no Peru. Participação no Mundial de Kazan, Pan-Americanos e Sul-Americanos (natação e águas abertas).

Julia Sebastian – A argentina, que já defende há muitas temporadas a camisa da Unisanta, agora treinará na piscina da Instituição, em Santos. Julia é especialista nos 100 e 200 metros peito.

Educação e esporte

O investimento da Unisanta no esporte aliado à educação é um dos diferenciais elogiados pelos novos reforços. Os atletas de todas as modalidades são estimulados a estudar e a Universidade dá condições a eles. Ana Marcela cursa o quinto semestre de Educação Física e Joanna Maranhão matriculou-se na Pós-Graduação em Educação Física Escolar a distância, concretizando um projeto de vida da nadadora. Entre outros esportistas universitários, como Gabi Roncatto, a mais jovem nadadora brasileira na Rio-2016, que está no segundo ano de Direito, e o mesatenista Israel Stroh, formado em Jornalismo e primeiro ano de Direito na Unisanta.

Olimpíadas

Reconhecida como “o maior clube de maratonas aquáticas do mundo”, por reunir as duas representantes femininas do Brasil na modalidade nas olimpíadas do Rio (Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha), a Unisanta fez história ao enviar para o Rio de Janeiro uma equipe de 13 atletas e paratletas nas modalidades: natação, maratona aquática, tênis de mesa e ciclismo, além da comissão técnica.

O Complexo Aquático da Unisanta foi escolhido como local de treinamento das seleções da Itália (natação, triatlo e maratona aquática), Japão (maratona aquática), Eslovênia (natação e triatlo) e Rússia (maratona aquática), no período de aclimatação para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Atletas, técnicos e dirigentes desses países elogiaram a Universidade pela organização e estrutura do Parque.

Considerada a universidade que mais investe no esporte no País, a exemplo das instituições americanas que aliam com êxito a educação e o esporte, a Unisanta mantém uma equipe multidisciplinar de profissionais em várias especialidades e possui estrutura modelo. Seu parque aquático segue padrões e normas da Federação Internacional de Natação (Fina) e já sediou importantes campeonatos nacionais.