A Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade Santa Cecília (Fefesp-Unisanta) receberá a visita do Prof. Dr. José Maria Santarém, fundador do Centro de Estudos em Ciências da Atividade Física, da Disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina da USP, e diretor do Instituto Biodelta. Ele ministrará o curso “Condutas Práticas em Musculação com Bases em Evidências Científicas”, no dia 14 de novembro. A aula será realizada das 9 às 16 horas, no Anfiteatro I – Bloco D da Unisanta, Rua Oswaldo Cruz, 266 – 4º andar.
O curso é aberto ao público e para a entrada pede-se um quilo de alimento não-perecível. Durante cinco horas/aula, Santarém abordará o treinamento para pessoas saudáveis e as adaptações necessárias em função de doenças, lesões e debilidades. A finalidade é divulgar que, além dos reconhecidos efeitos do treinamento resistido para objetivos estéticos e esportivos, existem importantes aplicações em promoção de saúde e qualidade de vida, com muita segurança para as pessoas idosas ou debilitadas. O curso visa ainda o desenvolvimento da visão crítica dos educadores físicos, fisioterapeutas, médicos e outros profissionais de saúde sobre as propostas de métodos e sistemas de treinamento.
De acordo com artigo publicado no Brazilian Journal of Biomotricity, é um método essencial nos programas de treinamento para indivíduos com os mais diversos objetivos e níveis de aptidão física. É considerado seguro para indivíduos saudáveis, atletas ou portadores de doenças crônicas.
Os interessados poderão efetuar a inscrição na Secretaria da Fefesp, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30, das 13h às 17h e das 18h30 às 22h30. As vagas são limitadas. Os participantes receberão posteriormente apostila e certificado por e-mail. Outras informações: 3202-7100, ramal 210.