O dia dedicado mundialmente a atividades físicas e ao esporte em prol da Saúde e do bem-estar será comemorado também no Colégio Santa Cecília, com jogos e brinquedos.

A Faculdade de Educação Física (Fefesp) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) comemora o Dia Mundial do Desafio a partir da zero hora desta quarta-feira (24/5),   participando da corrida noturna que está sendo organizada em Santos pela prefeitura, SESC  e clubes esportivos, com saída do Emissário Submarino. O percurso será de 5 (cinco) quilômetros  na orla da praia.

Das 8 às 12 horas de quarta-feira (25/5), os alunos  do segundo ano da Faculdade promoverão atividades esportivas e recreativas no Sambódromo, coordenados  pelo  professor Douglas Verônico. Nesse mesmo horário,  um grupo do terceiro ano estará no Sesc, orientando atividades com crianças e pessoas com necessidades especiais,  sob a supervisão do professor Marcio Santos.  O quarto  ano, com a professora Vera de Fátima, organizará exercícios para idosos no Emissário de Santos. A coordenação geral das atividades é do coordenador do curso,  Nicolau Teixeira.

O Dia do Desafio é comemorado há 22 anos em diversos  países, envolvendo público de todas as idades em competições amigáveis entre municípios do mesmo porte. São estimuladas práticas como caminhada, corrida, pedalada, esportes  coletivos, dança ou atividades recreativas, e o prêmio simbólico vai  para as cidades que mobilizam  a maior porcentagem de habitantes na luta contra a inatividade.

Em 2016, há um total aproximado de três mil cidades inscritas, num total de 20 países. No Brasil, são 1.866 municípios, totalizando a adesão de 20 Estados. A realização do evento é de responsabilidade das Prefeituras e as ações são desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Esporte, Educação e Saúde.

Desde 2013, o Dia do Desafio tornou-se uma das ações da campanha MOVE Brasil que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país.