Estudantes da Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e antigos ídolos do futebol brasileiro estiveram, na noite desta segunda-feira (23), no auditório do Bloco E da Instituição para conversar sobre as mudanças da prática do esporte em suas respectivas épocas e na atualidade.

Marcaram presença no bate-papo três ex-jogadores: Serginho Chulapa, ídolo do Santos e São Paulo e atual auxiliar técnico de Dorival Júnior no Peixe; Edu, ídolo do Santos e campeão do mundo com o Brasil em 1970; e Rui de Rosis, um dos membros da eterna e marcante Academia do Palmeiras.

Eduardo Silva, editor-chefe da TV Tribuna, mediou o bate-papo, que contou também com a presença de Marcelo Teixeira, pró-reitor administrativo da Unisanta e ex-presidente do Santos FC; João Carlos Teixeira de Souza Barros, diretor da Fefesp, e Laudier Antunes dos Santos, professor da disciplina de Futebol e Futsal da Unisanta.

“Acredito que a Unisanta tem a possibilidade de dar a base que os alunos precisam para um dia seguirem a profissão que escolherem. O importante é que a gente escolha bem a profissão, pois ela irá nos acompanhar a vida toda”, comentou Eduardo Silva.

O bate-papo abordou o quão técnico era o futebol dos anos 70, e como ele atualmente passou a ser mais tático, não importando o quão habilidoso é o atleta. Rui de Rosis traçou um paralelo entre as duas épocas e foi enfático. “Acho que não podemos comparar tanto o ontem com o hoje no futebol. Acho que a qualidade técnica antigamente era bem superior quando comparada à atual. Hoje a força física se emprega cada vez mais no futebol, está mais na força de vontade do que na técnica e qualidade. Antigamente o futebol era bem mais bonito que o de hoje”. Serginho Chulapa acompanha o raciocínio de De Rosis. “São épocas diferentes, não dá para comparar. São outras estruturas, ele realmente tinha que mudar”.

Edu, por sua vez, não deixou a corneta de lado ao comentar as duas épocas. “Hoje em dia o futebol está triste, está aquém do que fazíamos. Hoje o condicionamento físico prevalece acima de tudo. Acho que tem que ser o contrário: a técnica tem que estar sempre à frente, em qualquer modalidade esportiva”.

O diretor da Fefesp, João Barros, comentou sobre a importância do bate-papo para os estudantes de sua faculdade. “O conjunto de palestras faz parte do conteúdo programático da disciplina de Futebol, e nosso objetivo é trazer aos alunos pessoas que obtiveram sucesso em esportes de alto rendimento, como o futebol, para mostrar aos alunos a vivência e experiência, e contar um pouco a trajetória deles, para os alunos cruzarem a parte teórica com a parte prática”.

Marcelo Teixeira analisou a importância do bate-papo para a carreira dos estudantes presentes. “O futebol é um dos esportes de massa, um dos mais populares do país. O intuito é comparar gerações, são gerações diferenciadas, cada qual com seu perfil. Isso faz com que o aluno não só entenda a carreira esportiva, mas acima de tudo o momento vivido pelo futebol, e ao mesmo tempo tendo uma carreira de sucesso, assim como tiveram nossos convidados dessa noite”, finalizou.