Primeira brasileira a subir no lugar mais alto do pódio em toda história do Mundial dos Esportes Aquáticos, Ana Marcela, nadadora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), de Santos (SP), foi a campeã dos 25Km de maratonas aquáticas em Xangai, na China, no último sábado, na praia de Jinshang, conquistando a medalha de ouro para o Brasil.

A jovem atleta (19 anos) será recepcionada nesta terça-feira (26), às 11 horas, no Consistório da Unisanta, Rua Oswaldo Cruz, 277, quando dará entrevista coletiva à Imprensa, juntamente com seu técnico Márcio Latuf.

Além de Ana Marcela, os únicos nadadores brasileiros que conquistaram ouro no Mundial da Fina de Esportes Aquáticos foram Ricardo Prado (400m medley – Guayaquil/1982) e Cesar Cielo (50m livre e 100m livre – Roma/2009).

Em 2010, a baiana Ana Marcela foi escolhida a melhor maratonista aquática do planeta pela Federação Internacional de Natação (Fina), quando ela se sagrou a mais jovem campeã da história do Circuito da Copa do Mundo.

A prova – Com o tempo de 5h29m22s, a atleta brasileira superou a vencedora da última edição (realizada em Roma-2009), a alemã Angela Maurer, que completou o percurso em 5h29m25s. A italiana Alice Franco (5h29m30s8) chegou em terceiro e ficou com a medalha de bronze.

O excelente resultado foi uma autêntica volta por cima da atleta. Na terça-feira da semana passada, Ana Marcela chegou em 11º lugar nos 10km e, por uma posição, ficou fora da classificação para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Na prova de 5Km, Ana Marcela obteve a 7ª colocação.

Assim como em outras disputas de maratonas aquáticas, as condições do clima foram os maiores desafios a serem superados pelos atletas. A temperatura da água chegou aos 32ºC, estipulados como limite pela Fina. Alguns atletas passaram mal e tiveram dificuldades para terminar a prova.

No masculino os brasileiros mostraram um bom desempenho. Allan do Carmo (5h11m32s) ficou com a sexta colocação e Samuel de Bona (5h27min38s1) terminou a prova em 16º. O vencedor foi o búlgaro Petar Stoychev, com o tempo de 5h10m39, seguido pelo russo Vladimir Dyatchin (5h11min15s6), prata, e Csaba Gercsak, da Hungria, com o tempo de 5h11min18s1, medalha de bronze.

Desde 2005, no Mundial de Montreal, o Brasil não participava da maratona de 25 quilômetros. Antes da prova, Ana Marcela mostrou o desejo de encarar este desafio pela primeira vez.

“Nunca nadei e treinei tanto na minha vida de atleta, mas tudo tem a primeira vez e a gente escolha a hora. Depois do Mundial de Roma eu disse que queria nadar os 25 no próximo (mundial) e vamos ver qual a sensação, se é de dor, desespero…. Acho que vai precisar de muita calma, paciência. Isso é o que vai contar”, explicou Ana antes da prova.