Com as definições do xadrez e voleibol, na noite de sexta-feira (19/05), a Associação Atlética Acadêmica Nicolau Teixeira, da Faculdade de Engenharia UNISANTA, ficou mais perto da reconquista do título de campeã geral masculina da maior e mais importante competição universitária do Estado de São Paulo, os Jogos da UNISANTA, em sua 23ª. Edição.

Campeã no xadrez e vice no voleibol, a Engenharia chegou a 62 pontos, contra 49 da atual campeã Fefesp, também da UNISANTA. A Ciências UNISANTA está na terceira colocação, com 21 pontos, seguida de perto pelas representações da Fatec Santos e Faac UNISANTA, ambas com 19 pontos.

Mesmo faltando ainda as definições de atletismo, handebol, basquete e futsal, as chances de a Engenharia vir a serem suplantada são pequenas, mesmo não pontuando no futsal, visto ter sido desclassificada ainda longe da zona de pontuação. Engenharia e Fefesp ainda têm um confronto direto na final do handebol.

No feminino, Fefesp e Fisioterapia UNISANTA travam um grande duelo pelo título de campeã geral. A Fisio, atual campeã, soma 36 pontos, depois de ter conquistado, na noite de sexta-feira (19/05), os títulos de voleibol e handebol, em jogos simultâneos. Já a Fefesp lidera com 38 pontos.

Restando ainda as definições de atletismo e futsal, existe uma grande possibilidade de que elas terminem as disputas com o mesmo número de pontos, o que levaria a definição para o maior número de títulos conquistados. Até aqui, a Fefesp tem três títulos contra dois da Fisio. Na terceira colocação esta a Educação Física Unaerp, com, 22 pontos, mas sem chances de ameaçar as líderes.

NOVOS CAMPEÕES – Na noite de sexta-feira (19/05), a rodada dos XXIII Jogos da UNISANTA apontou mais quatro campeões. Na Sala de Estudos do Bloco M, da Universidade Santa Cecília, a Engenharia UNISANTA conquistou o bicampeonato do xadrez masculino, em nova decisão com a Ciências UNISANTA.

A Engenharia venceu por 3,5 a 0,5, com Fabício, Leandro e Rogério, batendo, pela ordem, Filippe, Alípio e Igor. No tabuleiro um, com as brancas, Edgar, da Engenharia, empatou com Cleiton, da Ciências.

No Laerte Gonçalves, foram realizadas as finais de voleibol. Na preliminar, pelo feminino, a Fisioterapia UNISANTA não encontrou dificuldades para bater o DA Ayrton Senna por dois sets a zero, com parciais de 25 a 16 e 25/19, em exatos 50 minutos. Cada set durou coincidentes 25 minutos.
Na decisão do masculino, a Fefesp deu o troco da derrota na final do voleibol de praia, e venceu a Engenharia UNISANTA, por três sets a um, de virada, em 99 minutos de partida. A Engenharia começou na frente, com 25 a 20, em 27 minutos. A Fefesp empatou em 25 a 23, em 24 minutos; virou em 25 a 18, em 21 minutos, e fechou o jogo em 27 a 21, em 27 minutos.

Mais uma decisão do feminino movimentou a noitada, desta vez no Poliesportivo, com a Fisioterapia UNISANTA ganhando da Educação Física Unaerp por fáceis 17 a 4. Thais, com sets gols, Karolina e Munike, ambas com três gols cada, foram os destaques da Fisioterapia.

Um detalhe interesse ficou por conta da do corre-corre de algumas jogadoras da Fisioterapia, como Karolina, que inscrita tanto no handebol como no voleibol, passava de um ginásio a outro, ora jogando por uma equipe ora por outra. No final, deu tudo certo para a FIsio que comemorou dois merecidos títulos.

Ainda no Poliesportivo, foram realizadas semifinais de futsal e handebol masculinos. O destaque ficou para a surpreendente derrota da Facce Unimes para a Educação Física Unip por 5 a 3, na disputa em pênaltis, depois de um empate em 5 a 5, no período normal.

A Facce chegou a estar em boa vantagem, impondo um placar de 3 a0, ainda no primeiro tempo. Mas antes que os primeiros 20 minutos chegassem ao seu término, a EF Unip já havia empatado. No segundo período, o panorama não sofreu alterações. Ora uma ora outra equipe marcava ou exercia domínio das ações.

Na decisão em cobranças de penalidades, a Educação Física acertou todas e garantiu a classificação. Depois de quatro anos com lugar cativo na final da modalidade, a Facce, do polivalente Ricardinho, assume um lugar na arquibancada. A EF Unip aguiarda a definição do jogo entre Educação Física Unaerp e Fisio UNISANTA, marcado para segunda-feira (22/05) para conhecer a adversária da grande final de terça-feira (23/05).

Ainda nesta segunda-feira (22/05), Fefesp e Engenharia UNISANTA farão a decisão do handebol masculino, depois de terem vencido nas semifinais as representações da Fisio Unilus (21 a 15) e Biologia UNISANTA (21 a 1), respectivamente.

Completando a rodada desta segunda-feira (22/05), jogam na decisão do futsal feminino Fisio UNISANTA x EF Unaerp. Na terça-feira (23/05), além da final do futsal, será realizada a decisão do basquete masculino, entre Fefesp e Ciências UNISANTA.