“La samba ya se instaló en la Piscina Olímpica”. A chamada estampada na primeira página do jornal El Colombiano, um dos principais órgãos de imprensa da região colombiana de Antioquia, mostra bem a expectativa em torno da participação brasileira no Campeonato Sul-Americano Absoluto de Esportes Aquáticos, que começa nesta quarta-feira (01/03), no Complexo de Piscinas Olímpicas Ciudad de Medellín Cezar Zapata, em Medellín, na Colômbia.

Assim, em ritmo de samba, mesmo em plena Quarta-Feira de Cinzas, a equipe brasileira de natação, reforçada por quatro atletas da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), inicia sua participação na disputa, que inclui ainda provas de saltos ornamentais, águas abertas (5 e 10 KM), nado sincronizado e pólo-aquático.

Pela UNISANTA atuam no Sul-Americano Monique Ferreira (200m, 400m, 4x100m e 4x200m livre), Conrado Chede (800m e 1500m livre), Eduardo Fischer (50m e 100m peito) e Felipe May Araújo (200m, 400m, 800m, 1500m e 4x200m livre).

O Complexo de Piscinas Olímpicas Ciudad de Medellín Cezar Zapata, que abriga as disputas do Campeonato Sul-Americano Absoluto de Esportes Aquáticos, foi reinaugurado na segunda-feira (27/02), pelo prefeito de Medellín, Sergio Fajardo, em companhia de dirigentes da Confederação Sul-Americana de Natação, Federação Colombiana e Liga de Natação de Antioquia.

Esse centro aquático passou por uma série de reformas e adaptações para que fossem possíveis a realização das disputas de natação, saltos ornamentais, pólo-aquático e nado sincronizado.

A primeira parte da competição será disputada neste Complexo de Piscinas. O clima nesta época do ano é entre 18 e 26 graus. A natação será disputada com eliminatórias à tarde, começando às 17 horas (com exceção deste primeiro dia, que começará às 20 horas por causa da solenidade de abertura marcada para as 18h30), com as finais na manhã seguinte, a partir das 9 horas.

Domínio brasileiro – Atual campeão geral em todas as modalidades em disputa, o Brasil reinou absoluto no durante o reconhecimento dos locais de competição. Antes mesmo do término da manhã de segunda-feira (27/02), a piscina olímpica parecia uma “propriedade brasileira”, conforme noticiou o El Colombiano.

“A Argentina, maior rival do Brasil nas disputas de natação, realizava mais uma sessão de treinamento, quando a equipe brasileira chegou ao Complexo. De pronto, o ritmo do samba ganhou todo o espaço de um cenário que a um custo de 1.300 milhões de pesos colombianos foi reformado para deixar Medellín com um complexo de natação praticamente novo”. (El Colombiano).

“A natação é uma filosofia de vida no Brasil”, declarou o chefe da delegação brasileira, Ricardo de Moura, Supervisor Técnico de Natação da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. “Quando vamos a uma disputa, vamos imbuídos da intenção de fazer o melhor. Esse Sul-Americano se reveste de muita importância, principalmente por servir de preparação para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007”.

O Campeonato Sul-Americano Absoluto de Esportes Aquáticos tem o apoio de Águas EPM, Speedo Internacional, Indeportes Antioquia, Inder de Medellín, Aerocivil, Federação Colombiana de Natação e Confederação Sul-Americana de Natação.