“Eu já havia dito que a vida de Pagu daria um samba-enredo. Ela adorava Carnaval, tem tudo a ver com ela”, disse, emocionado, o escritor e jornalista Geraldo Galvão Ferraz, filho de Pagu e do escritor Geraldo Galvão Ferraz. Ele assistiu, na madrugada de terça-feira (28), a homenagem que a Escola de Samba X-9 fez à sua mãe, Patrícia Galvão, escritora, jornalista e revolucionária. Galvão Ferraz gostou do enredo, das fantasias e dos carros alegóricos.

Lembrou que Pagu já foi objeto de estudos acadêmicos, de livros e inspirou novelas, filmes e peças de teatro. Mas essa foi a primeira vez em que foi tema de escola de samba. Também ainda não teve uma biografia, mas ainda neste ano será lançada uma fotobriografia da escritora, que está sendo elaborada por ele e pela pesquisadora Lúcia Maria Teixeira Furlani, presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta).
O crítico literário mencionou sua ligação com a Unisanta, na qual coordena o Centro de Estudos Pagu.

Geraldo Galvão Ferraz não desfilou, pois estava sem a camisa branca dos intelectuais e boêmios que se apresentaram no último carro alegórico, o Bar Regina, ponto de encontro da intelectualidade e da boêmia da época. Mas sambou no camarote, pois também gosta de Carnaval: desfilava na Unidos Peruche, em São Paulo. Mencionou o desfile em homenagem ao Jornal da Tarde, onde trabalhou.

Integração. O Canaval despertou, na Universidade Santa Cecília, a integração de todos os setores do Campus: da diretora-presidente aos professores, da aluna de pós-graduação ao pessoal de serviços gerais, a Universidade desfilou na ala mais numerosa da X-9 (120 pessoas), no segundo dia do Campeonato Santista das Escolas de Samba.
A apresentação terminou por volta das 3 horas da madrugada dea terça-feira (28), reunindo 1.200 integrantes e quatro carros-alegóricos da X-9 para homenagear Pagu.

No carro abre-alas, o destaque foi a escritora e educadora Lúcia Maria Teixeira Furlani, personificando Pagu. O enredo Eh, Pagu, eh, paixão de fazer doer, foi inspirado nos livros e documentário de Lúcia, Pagu, livre na imaginação, no espaço e no tempo. A Ala dos Jornalistas, com funcionários e professores da Universidade, entrou a seguir, com fantasias nas quais pinturas evocavam os nomes que Pagu usava em seu trabalho jornalístico.

Os outros carros alegóricos simbolizavam fases e locais importantes da vida de Patrícia Galvão e da Cidade Santos: Cadeia Velha (onde Pagu esteve presa) e o Porto de Santos; Teatro e Bar Regina, este, ponto de encontro entre os intelectuais da época.

Entre os participantes da Ala dos Jornalistas, estavam o diretor da Faculdade de Odontologia, Walter Denari, que desfilava pela União Imperial, na década de 80, mas que torceu, desta vez, pela X-9; o professor de Odontopediatria Júlio Bassi, e os professores de Engenharia Maurício Conceição, Hugo Santana, Fernando Ribeiro, Marcus Galli, Fernando Branquinho, Daniela Teresa Rossignolli Uebele e a aluna de Pós-Graduação de Implante Dentário, Ieda Santana, entre muitos.

Santa Cecília – A Santa Cecília TV transmitiu em tempo real os desfiles do Carnaval Santista, de domingo e segunda-feira. Nesta terça-feira, transmitirá o Carnaval Metropolitano de Praia Grande, totalizando 30 horas ao vivo. Estão mobilizados mais de 50 profissionais, entre jornalistas, repórteres, técnicos e produtores.