Poliana Okimoto Cintra e Ana Marcela Cunha em pódio em Abu Dhabi. Crédito: Igor de Souza / Divulgação CBDA

As maratonistas olímpicas de águas abertas Universidade Santa Cecília (Unisanta), Poliana Okimoto Cintra e Ana Marcela Cunha, subiram ao pódio na 2ª Etapa da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, competição da FINA com percurso de 10 km (olímpico). A prova aconteceu na manhã desta sexta-feira (26), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Poliana ficou com a prata ao completar a prova em 1h58m19.8s e a Ana com o bronze, batendo um milésimo de segundo depois, com 1h58m19.9s. O ouro foi para a francesa, Aurelie Muller, que chegou em 1h58m05.0s.

“Só tenho que agradecer a Deus pelo dia de hoje! Agradeço o segundo lugar na Etapa da Copa do Mundo de Abu Dhabi, em uma prova muito forte, onde consegui nadar bem e me sentir bem durante a prova”, contou Poliana.

Para Ana Marcela a prova foi de altíssimo nível técnico. “Nadamos com oito das dez atletas que estarão nos jogos olímpicos do Rio. Estou bem satisfeita com o resultado, principalmente, por ser minha primeira prova da temporada e pela fase de treinamento pesado que estamos executando.  O que vale é que fiquei no pódio e mantive a regularidade”, comentou a maratonista.

Copa do Mundo 2016 – Poliana conquistou a medalha de prata na primeira etapa do circuito, em 7 de fevereiro, no Rio Negro, em Viedma, na região da Patagônia (Argentina). Na ocasião, a italiana Rachele Bruni, ficou com o ouro. Ana Marcela não participou desta primeira etapa.

Sobre Poliana – Poliana Okimoto m tem um histórico brilhante em Mundiais. Em Roma (2009), foi bronze na prova dos 5 km feminino e, em Barcelona (2013), foi ouro nos 10 km, prata nos 5 km e bronze nos 5 km por equipe. Entre as conquistas de Poliana em outras competições, destacam-se: 1º lugar no Mundial da FINA 2013 (10 km) – Barcelona, 1º lugar do ranking final do Circuito da Copa do Mundo 2009 – (10 km) e 2º lugar nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 (10 km) – Rio de Janeiro/RJ. Foi considerada pela revista americana “Swimming World” como a melhor atleta do mundo em águas abertas e terminou 2013 eleita como a melhor atleta olímpica do Brasil.

Sobre Ana Marcela – Eleita atleta do ano de 2015 pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e melhor maratonista aquática do mundo, também em 2015, pela FINA, Ana Marcela conquistou, entre os principais títulos: ouro nos 25km, prata no revezamento misto e bronze nos 10km do Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan; medalha de prata no evento teste – Olimpíadas Rio 2016; eleita a melhor atleta do mundo pela FINA e a melhor atleta de maratonas aquáticas pelo COB (pela 4ª vez); tricampeã do Circuito Mundial 10 km/FINA; campeã e recordista da Travessia Capri – Napoli – 36km; octacampeã do Circuito Brasileiro Cat. Absoluta/CBDA – campeã de cinco das seis etapas realizadas e medalha de ouro/Campeã Mundial de Esportes Aquáticos Shangai – 25 km/FINA.