Dezoito equipes participarão do Futsal Masculino na edição dos Jogos Escolares Unisanta de 2022

850

A 9.ª edição dos Jogos Escolares da Unisanta tem início no próximo dia 2 de abril, com o Futsal Masculino – primeira modalidade a ser disputada. A competição acontece desde 2017 e reúne equipes de turmas do ensino médio (15, 16 e 17 anos de idade) de várias escolas da Baixada Santista. Para esse ano, 18 equipes de alunos do ensino médio se inscreveram para participar no futsal.

O Congresso Técnico será no dia 28 de março, às 11h30, no Bloco M. A cerimônia de abertura acontece no dia 2 de abril, às 8 horas, no Ginásio Poliesportivo, e na sequencia já será realizada a partida inicial.

Na primeira fase, os times serão divididos em 6 grupos, com 3 equipes cada. Os times se enfrentam dentro de seus grupos, em partidas só de ida. Ao final, os dois primeiros colocados de ambos os grupos se classificarão para a fase eliminatória. Em seguida, as equipes se enfrentam em jogos classificatórios (quartas, semis e final) até ser definido o campeão.

As escolas participantes são: Colégio Santa Cecília, Colégio do Carmo, Colégio Expressão, Colégio França, Colégio Notre Dame, Colégio Stella Maris, Colégio Universitas, Doutor José Carlos de Azevedo Júnior, Escola Verde que te Quero Verde, E.E. João Octávio dos Santos, Jean Piaget, Liceu Santista, Pastor Joaquim Lopes Leão, Planeta Azul, Objetivo Peruíbe, Primo Ferreira, Escola Barnabé e Gratitude.

Sobre os Jogos Escolares – Neste ano, a competição já tem quatro modalidades esportivas programadas: futsal (masculino), basquete 3×3 (masculino e feminino), voleibol (masculino e feminino) e handebol (masculino e feminino), sendo que cada uma destas terá seu quadro de jogos distribuídos entre dois sábados.

Os jogos de futsal acontecerão entre os dias 2 e 9/04, os de basquete, de 4 a 11/06, de voleibol, nos dias 10 e 17/09, e de handebol, nos dias 12 e 19/11.

Nos sábados em que as partidas acontecerão, também haverá desfiles das instituições participantes. Os jogos serão realizados no recém-reformado Ginásio Poliesportivo da Unisanta e no Ginásio Laerte Gonçalves. Os classificados na primeira semana disputarão, na sequência, o título de campeão.

A competição é organizada pelos alunos de Educação Física da Unisanta, que também são os responsáveis pela arbitragem. “Os professores terão um grande desafio em montar suas equipes devido ao fato de que a volta às aulas presenciais ocorreu somente neste ano, depois de um longo período de aulas on-line”, comentou o professor Leonardo Teixeira Ramos, que leciona no curso de Educação Física (Fefesp) desde 2003 e coordena, desde 2017, os Jogos Escolares.

As premiações consistem em medalhas aos primeiros e segundos colocados e troféu para o time campeão. Também haverá entrega de troféu para o aluno destaque da competição e homenagem a dois ex-alunos formados pela Fefesp.

A competição conta com o apoio da Santos Brasil e Andi Futebol.