A terceira etapa da maior competição de águas abertas do Brasil, a II Travessia Renata Agondi, marcada para o dia 26 de janeiro próximo, reunirá os melhores nadadores do mundo em maratonas aquáticas e mais os vinte primeiros colocados da segunda etapa da travessia (10 homens e 10 mulheres), em concordância com os critérios técnicos definidos durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (18/10), envolvendo a Comissão Organizadora e o árbitro geral, Igor de Souza.

A prova abrirá o calendário da Federação Internacional de Natação (Fina), como etapa de abertura da World Cup Fina 2007, a mais importante disputa do calendário mundial de águas abertas. A competição será disputada na distância de 10 km, com uma dotação de US$ 20 mil, a serem rateados entre os oito primeiros colocados de cada categoria.

Essa terceira etapa da II Travessia Renata Câmara Agondi terá, entre outros, os dez melhores (cinco homens e cinco mulheres) atletas do Ranking Mundial de Águas Abertas, bem como os medalhistas (12 no total) das provas de 5 e 10 km do recém terminado Campeonato Mundial de Águas Abertas, desenvolvido pela Fina, em Nápoles, na Itália. “Assim, teremos uma competição do mais elevado nível”, destaca Igor de Souza, lembrando que essa será a única etapa da World Cup na América do Sul.

PRÉ-QUALIFICADOS – Também devem participar os nadadores melhores colocados na etapa disputa no último dia 7 de outubro, desde que confirmem a participação até 1º. de dezembro próximo. Assim, acham-se pré-qualificados no masculino, Luiz Lima (UNISANTA), Allan do Carmo (Aceb), Glauco Rangel (Paulistano), Samuel de Bona (GNU), Ricardo Kojima (UNISANTA), Raul Porto Andrade (Jacareí), Fernando Dabdab (Paulistano), Raul Lessa (Nado Livre), Matheus Evangelista (GNU) e Gabriel Curti.

Já no feminino, figuram Ana Marcela da Jesus (CON/Bahia), Monick Perez (UNISANTA), Fernanda Reis Marinho (UNISANTA), Letícia Magno (GNU), Bruna Cavalcante (Aceb), Juliana Tanaka (UNISANTA, Liz Soares Baptista (Tênis Clube Paulista), Carla Alarcon (Taquaral), Ana Makisudo (Aramaçan) e Daniele Ramalho (UNISANTA). Caso alguns desses atletas não confirmem, a Comissão Organizadora poderá aceitar inscrições dos nadadores que figurarem da 11ª a 15ª. colocações da classificação geral das categorias.

Dessa forma, ficam na posição de reservas, os seguintes nadadores: masculino – José Belarmino de Souza (Suzano), André Luiz Barbosa (São Carlos), Thiago Schultz (UNISANTA), Israel Murat (UNISANTA) e Helder Santos (EC Vitória). Feminino – Juliana Sanches (Gran São João), Valeska Sorrentino (Paulistano), Juliana Paixão (CPN), Priscila Cristina dos Santos (Aramaçan) e Mariana Simardi (Paulistano).

Além disso, diante do elevado nível dos competidores, diversos países, entre os quais Inglaterra, Estados Unidos e África do Sul, pretendem se valer desta etapa de abertura da Copa do Mundo de Águas Abertas para promoverem suas respectivas seletivas nacionais, visando à formação de seleções para a disputa do Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos, marcado para Melbourne, na Austrália, em abril de 2007.

NOVO FORMATO – Essa etapa da II Travessia Renata Agondi dará início a um novo formato de competições de maratonas aquáticas em âmbito mundial. Para o próximo ano, a Fina definiu que as disputas em águas abertas passarão a contar com dois circuitos distintos:

O primeiro e mais importante, denominado World Cup Fina, terá um total de 12 provas, com dotação obrigatória de US$ 20 mil, e a participação dos melhores nadadores do mundo. O segundo, chamado de Grand Prix de Maratonas Aquáticas, terá cerca de nove provas, com distâncias a partir de 15 km e dotação livre.

Com isso, a Fina prioriza as disputas de 10 km, distância adotada para as provas de águas abertas dos Jogos Olímpicos, já a partir de Pequim 2008.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com Supervisão Técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Federação Aquática Paulista (FAP) e apoio técnico da Presença Eventos. Apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer; Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Sistema Santa Cecília de TV e Rádio Educativas, Sistema A Tribuna de Comunicação, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros, 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º. BIL), Santos e Região Convention & Bureau, BEM, Gatorade, Hershey´s, Beneficência Portuguesa e Hotel Avenida Palace.