Uma sinovite no retro pé direito impediu que a nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Monique Ferreira seguisse no final de semana com a seleção brasileira de natação para a Ilha de Victoria, no Canadá, de quinta-feira (17/08) a domingo (20/08), será desenvolvido o Torneio Pan-Pacífico.

Assim, a UNISANTA será apenas representada pelo nadador Felipe May Araújo (400 livres) na competição que reúne os tradicionais países do “Pan-Pac”, Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão, além de outras 15 equipes convidadas, incluindo aí o Brasil.

Pouco antes do embarque da delegação, a nadadora foi informada de que a viagem para o Canadá poderia comprometer seu tratamento, retardando seu restabelecimento. Ficando em Santos, ela continuará recebendo tratamento intensivo junto à Clínica de Fisioterapia da UNISANTA, além de treinar regularmente, o que a colocará em condições de lutar pelo índice para os Jogos Pan-Americanos 2007, já no Troféu Brasil de Natação, marcado para setembro próximo.

A inflamação que compromete toda a musculatura do retro pé direito, incluindo o tendão de aquiles, foi provocada pelo uso contínuo do pé de pato, instrumento utilizado regularmente pelos nadadores em fase de treinamento. Trata-se de uma Lesão por Esforço Repetitivo (Ler), conforme salientou o médico Abrahão Altmann.

O desfalque de última hora prejudica os revezamentos 4x100m e 4x200m livre femininos brasileiros para os quais a nadadora da UNISANTA estava escalada. Monique nadaria também os 100m, 200m e 400m livre.