A Faculdade de Educação Física Esportes da Universidade Santa Cecília (Fefesp-Unisanta) inscreveu 35 trabalhos no Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic). As pesquisas tratam de diversos assuntos, entre eles: xadrez, artes marciais, estética e as consequências do uso de anabolizantes.

Trabalhos como O xadrez e a capacidade de atenção em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, Expressão e controle de raiva em adolescentes praticantes de artes marciais e Influência de diferentes modalidades esportivas na qualidade do sono analisam como o esporte influencia na saúde e no comportamento do ser humano.

Já o estudo Ética X estética: um dilema para o profissional de Educação Física tem como objetivo avaliar e analisar a visão dos profissionais de Educação Física acerca da relação entre ética e estética na sua conduta prática com seus beneficiários. Após aplicar um questionário em 17 profissionais da área, foi constatado que os educadores físicos consideram importante a conduta ética profissional, no entanto boa parte se deixa se levar pelos apelos estéticos veiculados pela mídia.

A estética também é tema da pesquisa Influência da mídia na imagem corporal em adolescentes do sexo masculino praticantes de exercícios físicos nas academias de Santos e Praia Grande, e Uso de EAA entre praticantes de musculação de academias da cidade de Praia Grande (SP.

Os esteróides anabólicos androgênicos (EAA) são substâncias sintetizadas em laboratório que procuram imitar o efeito de hormônio masculino, potencializando seu efeito anabólico e minimizando seu efeito androgênico. Atualmente essas substâncias são utilizadas para acelerar o processo de ganho de massa muscular, e muitos usuários desconhecem os efeitos adversos que podem ser causados. O objetivo deste trabalho foi identificar a prevalência de consumo dos EAA entre praticantes de musculação em academias da cidade de Praia Grande.

Responderam ao questionário 38 homens e 20 mulheres, praticantes de musculação de duas academias de Praia Grande. A pesquisa mostrou que grande parte dos praticantes de musculação foram ou são usuários de EAA e que estes estão mais preocupados com a estética do que com sua própria saúde.  O projeto sugere aos responsáveis pela saúde pública e aos próprios responsáveis pela academia, que façam mais divulgações referente aos riscos que a utilização dessas substâncias podem acarretar á saúde.

Conic – Com 1.800 trabalhos inscritos por 2.641 alunos pesquisadores de todas as regiões do Brasil, dos quais 1.489 foram aprovados, o 11º Conic estabeleceu mais um recorde de participações. Entre alunos que irão apresentar os trabalhos, jurados e professores, são esperadas mais de três mil pessoas.

Os trabalhos foram orientados por 1.107 professores de 216 instituições de ensino superior – públicas e privadas, abordando temas relacionados às Ciências Biológicas e Saúde (478 ou 32% do total); às Ciências Exatas e da Terra (80 ou 5%); às Ciências Humanas e Sociais (382 ou 26%), às Ciências Sociais Aplicadas (208 ou 14%) e Engenharias e Tecnologias (341 ou 23%).

Apesar da predominância de estudantes do Estado de São Paulo (646 trabalhos de alunos da Capital e Grande São Paulo; 532 do Interior e 270 do Litoral), o 11º Conic recebeu inscrições de todas as regiões do país.