Matheus Santana conquistou índice em duas provas (100m livre e 50m livre) e Nicholas Santos em uma (100m borboleta).

A Unisanta terminou o Campeonato Brasileiro Sênior de Natação na quarta colocação, com 253 pontos. Os três primeiros foram Pinheiros (458,50), Minas (367,50) e Corinthians (270,50), nesta ordem. As provas aconteceram em Palhoça (SC), desde quarta-feira (16). Após esse resultado, a Universidade Santa Cecília confirma a liderança isolada entre instituições de ensino no País.

O balanço final do Campeonato foi muito positivo para Universidade Santa Cecília. Dois de seus atletas conquistaram índice olímpico, em três provas. Nicholas Santos bateu a marca nos 100m borboleta (52s31), terceiro melhor tempo do Brasil e Matheus Santana conquistou o índice nos 100m livre (48s71), segundo melhor tempo do Brasil e nos 50m livre (22s17), terceiro melhor tempo entre os brasileiros.

Mas os atletas brasileiros terão apenas mais uma chance para confirmar ou incluir seus nomes no time que disputará a primeira Olimpíada da América do Sul: O Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro, em abril do ano que vem.

Provas de sábado – No último dia de provas do Campeonato, na manhã deste sábado (19), a equipe da Unisanta conquistou mais duas medalhas, uma de prata e outra de bronze, ambas em revezamentos. Nos 4x100m medley feminino, o quarteto formado por Aline Caetano, Fernanda Carobino, Catarina Ganzeli e Paula Galvão fez a marca de 4m25s17 e subiu ao terceiro lugar do pódio. O Minas ficou com o ouro e o Corinthians levou a prata.

Na versão masculina da prova, defenderam a Unisanta os atletas Nelson Junior, Tales Cerdeira, Thiago Sickert e Vinicius Waked, conquistando a medalha de prata ao marcar 3m42s82. O Pinheiros ficou em primeiro e o Minas em terceiro.

No Campeonato Open Correios, no período da noite, Matheus Santana conquistou medalha de bronze (22s17) nos 50m livre masculino, com direito a índice olímpico. Bruno Fratus,do Pinheiros, ficou com o ouro (21s50) e Italo Manzine Duarte, do FIAT/Minas, ficou com a prata (22s08). Os dois atletas são os detentores da vaga nas Olimpíadas Rio 2016.