Agora é a vez do triatlo italiano! Nesta terça, (9/8), chegaram mais quatro atletas da delegação olímpica italiana. Os atletas de triatlo iniciaram seus treinos de piscina no Parque Aquático da Unisanta e fazem a aclimatação das três modalidades do esporte (natação, corrida e ciclismo) até o dia 15/8, na Cidade de Santos.

Os atletas do masculino: Alessandro Fabian, (oitava colocação na prova das olimpíadas de Londres) e Davide Uccellari; e do feminino: Annamaria Mazzetti (medalha de prata na Euro Champion, 2015) e Charlotte Bonin foram recebidos pela alegria do maratonista japonês, Yasunari Hirai, “Bon Giorno, Bom Giorno!”.

Para o diretor da delegação de triatlo italiana, Roberto Tamburri, as Olimpíadas é o momento mais importante para os técnicos e, sobretudo para os atletas.  Queremos fazer o nosso melhor, estamos bem preparados e faremos de tudo para melhor representar a nossa nação.” disse Tamburri.

A grande expectativa também está na chegada ao Rio de Janeiro, para o técnico da delegação, Mário Miglio. “O Rio é belíssimo e muito interessante. Estou convencido de que estarão fazendo uma bonita edição dos Jogos Olímpicos. Santos, creio, é o lugar ideal para prepararmos a nossa participação nos Jogos. Ano passado, quando estivemos aqui para avaliar, decidimos que esse seria o lugar perfeito para essa preparação”, afirmou o técnico.

Quatro delegações estrangeiras – O Complexo Poliesportivo da Unisanta também foi escolhido como local de treinamento de outros países que participarão do Jogos Olímpicos. As seleções da Itália (natação, maratona aquática), Eslovênia (natação e triatlo), Japão (maratona aquática) e Rússia (maratona aquática) utilizam as instalações do Parque Aquático da Unisanta no período de aclimatação para os Jogos.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016 divulgou, em 2012, lista de 172 instalações desportivas aptas a receber atletas e comissões para treinamento no período pré-jogos. A Universidade Santa Cecília foi uma das três selecionadas em Santos, além do Sesc e da Arena Santos. Na oportunidade o COB apontou que apenas três universidades do Estado de São Paulo e 12 do País têm estrutura qualificada para receber as delegações estrangeiras, entre elas a Unisanta, única da Baixada Santista.