IMG_4385Os XXX Jogos da Unisanta, a partir desta histórica edição, terão a chancela da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE), possibilitando a projeção dos atletas universitários no cenário esportivo estadual e nacional. Os campeões das modalidades já disputarão as finais estaduais nos campeonatos da Fupe, ou seja, os Jogos serão as eliminatórias das competições estaduais universitárias na Baixada Santista.

Durante parceria firmada com a Universidade Santa Cecília (Unisanta) na última sexta-feira (26/4), representantes da direção dos Jogos, da direção da Fupe e de alunos das atléticas e diretórios acadêmicos se reuniram e trocaram ideias sobre a participação dos atletas da Baixada Santista nos campeonatos da Federação.

Para o presidente da Associação Santa Cecília e pró-reitor administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira, a parceria com a Fupe reafirma a seriedade do evento e a qualidade técnica das equipes que disputam os Jogos. “A Fupe tem um trabalho muito sério com as ligas esportivas. Agora, com essa parceria, os Jogos da Unisanta irão ampliar as possibilidades dos atletas nos campeonatos da Federação e isso irá estimular ainda mais o esporte nas universidades. Esse é o nosso papel, trazer os jovens para o esporte e para educação”, disse Teixeira.

Na oportunidade, a Fupe também criou sua Regional Baixada Santista e credenciou a Unisanta como representante exclusiva da entidade, a fim de representar as entidades desportivas estudantis e instituições de ensino superior da Região Metropolitana da Baixada Santista.

O presidente da Fupe, Aurélio Miguel, destacou a importância da Unisanta no cenário esportivo do Brasil. “Temos muito a aprender com a Unisanta. Esse modelo de gestão esportiva com estilo americano, em que o bom aluno pode ser um esportista e o bom esportista também pode ser um bom aluno, é um modelo a ser seguido por outras instituições do Brasil”, afirmou o presidente.

A presidente da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira Furlani, acredita que todo o incentivo dado ao atleta universitário é importantíssimo para seu futuro. “A Unisanta sempre fez questão de ter essa relação íntima com o esporte. Temos inúmeros exemplos de pessoas que se transformaram em grandes profissionais, seja no esporte ou nas outras áreas do mercado de trabalho, devido a esse incentivo à prática do esporte”, destacou Lúcia.

Além das novas oportunidades aos atletas universitários, a parceria com a Fupe traz outro ponto importante, que é a inclusão dos Jogos da Unisanta como evento do calendário oficial da Federação.

Primeiros contatos – No dia 19/4, a diretoria da FUPE visitou a Unisanta, com o objetivo de estreitar relacionamento com a Instituição e fomentar o esporte universitário.

Na oportunidade, convidou Marcelo Teixeira para presidir o Conselho Consultivo Permanente da FUPE, pela larga experiência de Teixeira nesta área e comprometimento com as questões esportivas.

Reconhecimento – A Unisanta, organizadora do maior evento universitário do Estado de São Paulo – os Jogos da Unisanta –, é reconhecida nacionalmente por incentivar a prática esportiva no ambiente escolar, conciliando, com êxito, a educação e o esporte. Sua equipe de natação é a primeira força universitária do País na modalidade e tem revelado campeões nacionais e internacionais.

O trabalho com as categorias de base é uma das marcas da instituição, que também apoia atletas do tênis de mesa, futsal, xadrez, karatê, taekwondô, entre outros esportes. A Unisanta é referência na promoção de campeonatos em diversas modalidades, a exemplo da Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta, que abre o mais importante circuito mundial de águas abertas, os 10 Km Marathon Swimming World Cup Fina.