Em uma cerimônia singela, mas envolta em um clima de muita alegria e emoção, o Complexo Educacional Santa Cecília (Universidade e Colégio) homenageou os alunos atletas campeões brasileiros de futsal escolar e seus representantes nos Jogos Paraolímpicos de Pequim. A homenagem ocorreu nesta segunda-feira (29), no Consistório da instituição de ensino, em Santos, reunindo a alta direção da instituição, diretores, professores e alunos, do ensino fundamental e faculdades.
Foram homenageados os integrantes da equipe mirim (de 12 a 14 anos) de futsal masculino do Colégio Santa Cecília, bem como os integrantes de sua comissão técnica, campeões invictos e de forma inédita – primeiro título obtido por uma equipe paulista – das Olimpíadas Escolares Brasileiras, realizadas em Poços de Caldas, em uma promoção do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Ministério do Esporte.
Na relação de atletas, Lucas de Figueiredo Crispim, Lucas Ferreira, Emerson Palmieri dos Santos, Lucas Gilberto Ybóm, Thiago Loiola Fernandes Santos, Gustavo Henrique Cunha de Oliveira, Gustavo de Oliveira Alves Ribeiro, Kaué Rivera Costa, Fernando Fraga Ribeiro e Richard Ramos, e ainda os professores e técnicos José Luiz Gonçalves Oca, Fabrício Pereira Monte, José Alexandre Fiúza de Melo Cardoso e Reginaldo Matos da Silva, o Gino, e Emerson Ballio.
Também foram homenageados os paraolímpicos professor Carlos Alonso Farrenberg (Natação) e a aluna Carollina Maldonado (tênis de mesa), destaques da equipe brasileira em Pequim. A homenagem se estendeu aos professores Renato Bartholo e Ricardo Dantas, responsáveis pelas preparações de Farrenberg e Carollina, respectivamente.
Os atletas da UNISANTA, Carlos Alonso Farrenberg, na natação para deficientes visuais, e Carollina Maldonado, no tênis de mesa, para deficientes físicos, não chegaram ao pódio, mas colecionaram significativo resultados.
Na categoria S13, Carlos Farrenberg, o Carlão do Brasil, por conta de 1,95 de muita determinação, volta de Pequim como “Top Four” da natação mundial nos 50 metros nado livre, ficando a sete centésimos de uma medalha paraolímpica, e como “Top Five” nas provas de 100 e 400 metros nado livre.
Além disso, Carlão estabeleceu novas marcas recordes sul e pan-americanas em todas as provas de estilo livre. Farrenberg é professor, formado pela Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp).
Carollina Maldonado, aluna da Fefesp, também cumpriu um bonito papel, superada apenas pela campeã paraolímpica da classe 9, a chinesa Lina Lei, e pela medalhista de bronze, a turca Neslihan Kavas, terminando em terceiro lugar em seu grupo, na fase de classificação e em quinto lugar na geral.

Fotos: Gisele Marin