Depois da conquista de forma invicta e inédita do título de campeão de futsal masculino das Olimpíadas Escolares Brasileiras de 2008, categoria de 12 a 14 anos, alunos-atletas e integrantes da comissão técnica do Colégio Santa Cecília, de Santos, foram recepcionados com festa por colegas, professores, familiares e amigos, no portão de entrada do estabelecimento de ensino, na tarde desta quarta-feira (24).
Em Poços de Caldas, Minas Gerais, pela primeira vez na história da competição, uma equipe paulista conquistou o título de campeã de futsal masculino. “Isso é reflexo de uma metodologia que utiliza esporte como instrumento vital dentro do processo educacional”, destacou a diretora Marilisa Grottone, na recepção aos campeões.
O professor José Luiz Gonçalves Oca, coordenador de Educação Física, do Colégio Santa Cecília, ressaltou o empenho dos garotos. “Eles jogaram muito, superando adversários fisicamente mais fortes, com um estilo de jogo altamente técnico”, afirmou. “Prova disso, ficou por conta da indicação de muitos da equipe como destaques da competição e nomes praticamente certos na seleção brasileira que irá ao Sul-Americano da categoria, em Montevidéu, no Uruguai”, completou.
Na decisão, a equipe do Colégio Santa Cecília goleou o Mundial Colégio e Curso, do Rio Grande do Norte, por 9 a 1, em partida realizada na tarde de terça-feira (23), no Ginásio Romeu Cagnani, na cidade mineira de Poços de Caldas.
O artilheiro Richard marcou três vezes, Emerson, duas, Fernando, Kauê, Gustavo e Lucas Crispim, uma vez cada. Na goleada imposta à representação potiguar. O Santo venceu as quatro partidas quer realizou, sendo duas na fase de classificação, uma na semifinal e mais a decisão.do título.
Cauê (ala direito), Richard (pivô) e Lucas Crispim (ala esquerdo), do Santa, foram apontados como os melhores de sua posição, integrando a seleção da competição, que contou com a organização do Comitê olímpico Brasileiro e Ministério do Esporte. Ainda pelo Santa, Emerson foi eleito quarto melhor fixo e Fernando o oitavo melhor goleiro. Richard foi o artilheiro da disputa, com 15 gols.
A Comissão Técnica do Colégio Santa Cecília, formada pelos professores José Luiz Gonçalves Oca, Fabrício Pereira Monte, José Alexandre Fiúza de Melo Cardoso e Reginaldo Matos da Silva, o Gino, teve a sua disposição os seguintes alunos atletas: Lucas de Figueiredo Crispim, Lucas Ferreira, Emerson Palmieri dos Santos, Lucas Gilberto Ybóm, Thiago Loiola Fernandes Santos, Gustavo Henrique Cunha de Oliveira, Gustavo de Oliveira Alves Ribeiro, Kaué Rivera Costa, Fernando Fraga Ribeiro e Richard Ramos. A coordenação geral é da diretora Marilisa Grottone.