O calouro do curso de Educação Física e Esporte (FEFESP) da Universidade Santa Cecília – Unisanta, Waldemir Correa, venceu mais uma etapa de sua trajetória de vida. Além de encarar os desafios do dia-a-dia, Correa saiu vitorioso no 1.º Mundialito de Ciclismo disputado no último domingo, dia 11, em Santos.
Waldemir Correa participou pela primeira vez da prova especial destinada a portadores de necessidades especiais. Ele tem deficiência visual total e teve o apoio da família e amigos para encarar o desafio, em um circuito de 4,6 quilômetros. “Eu nunca tinha participado de um prova como essa. Uma amiga triatleta, Marlede, e a treinadora dela me deram total apoio. Elas me ensinaram as noções básicas de como pedalar uma bicicleta que é própria para deficientes. Foi um grande incentivo”, diz o estudante.
Para Correa, o apoio da família e amigos é essencial: “Recebi total apoio da minha família, que sempre acreditou em meu potencial. Minha mãe foi comigo na prova, tirou fotos, ficou na torcida e quando eu ganhei a competição ela se emocionou muito”, destacou.
Sobre os desafios de ser portador de necessidade especial, Correa não desanima e fala sobre as atividades esportivas que realiza: “Surfo há 11 anos. Já ganhei dois títulos em categorias especiais destinadas às pessoas com deficiência visual. Além disso, tenho o reconhecimento de ser um dos poucos atletas no mundo a ter uma prancha de surf que atende uma pessoa com necessidades especiais”.
Segundo o diretor da FEFESP, João Carlos Teixeira, Waldemir é o primeiro deficiente visual da região a ingressar em um curso de Educação Física. Sobre o futuro nos estudos, o jovem estudante diz que pretende aproveitar ao máximo o curso na Unisanta. “Escolhi a Unisanta pela infra-estrutura que disponibiliza aos alunos e pelos profissionais da área que trabalham na universidade. Eles sempre me incentivaram a ingressar na faculdade e diziam que é a melhor da região”.
Waldemir Correa está animado com as conquistas e diz que o objetivo é fazer triatlo. ”Vou me empenhar ao máximo nos treinos. Quero sentir como é pedalar e ter uma pessoa te guiando ao lado”.