Mesmo sem ter realizado o Brasileiro dos sonhos, a natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, encerrou a participação no Troféu Maria Lenk/Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação de verão, na manhã deste domingo (8), com motivos para comemorar.

Primeiro, no início das disputas, na terça-feira (3) seu fundista, Luiz Rogério Arapiraca, melhorou sua marca recorde sul-americana para os 1500 metros nado livre, nadando para 15m12s69, um desempenho histórico, em tempos nos quais a tecnologia das vestimentas já não pode ajudar como ajudava.

E a UNISANTA ainda manteve a hegemonia entre as instituições de ensino, seguindo como maior potência universitária da natação brasileira, além de obter o quinto lugar na classificação geral, com 804 pontos (359 no masculino e 445 no feminino), superado apenas pelas chamadas superpotências da natação brasileira.

Arapiraca deixa o Parque Aquático Julio De Lamare, no Complexo Esportivo do Maracanã, no Rio de Janeiro, certo do dever cumprido, principalmente por ter como adversário nestes últimos dias o melhor do mundo, o tunisiano Oussama Mellouli, que bateu o recorde de campeonato nos 1500 metros nado livre, marcando 15m08s22, nadando pelo Sport Club Corinthians Paulista, de São Paulo. Mellouli não é outro que não o recordista mundial da prova e campeão olímpico e mundial dos 1500 metros

Como a primeira posição pertenceu a um atleta estrangeiro, Arapiraca, mesmo na segunda colocação na prova, subiu ao degrau mais alto do pódio, por ser o primeiro brasileiro a completar a distância. Lucas Kanieski, que já pertenceu a UNISANTA, foi o terceiro, marcando o tempo de 15m21s05. Hoje ele nada pelo Minas Tênis. Arapiraca, na manhã deste domingo (8), foi bronze nos 800 metros nado livre, com 8m11s39.

A UNISANTA ainda teve em Ana Marcela Cunha seu destaque feminino. Ana ganhadora de quatro medalhas na competição, agora se prepara para ir ao Mundial de Xangai, na China, onde nadará a prova dos 10 km em águas abertas. Ainda em território chinês, o também baiano e nadador da UNISANTA, Victor Hugo Colonese, disputará a prova dos 5 km igualmente em maratonas aquáticas.

Na manhã deste domingo (8), a quarta medalha de Ana veio nos 1500 metros nado livre, com o tempo de 16m50s18. Ela foi a oitava mais eficiente, com 100 pontos, somando medalhas de prata nos 800 e 1500 metros e bronze nos 200 e 400 metros nado livre.

MINAS CAMPEÃO – O Minas Tênis Clube finalmente soltou o grito de campeão, preso na garganta há 14 anos. O clube venceu o Campeonato Brasileiro Absoluto – Troféu Maria Lenk 2011 com 2775 pontos, seguido por Pinheiros (1934), Flamengo (1697,50), Corinthians/São Bernardo (1544) e UNISANTA (804). O clube mineiro também foi o melhor na divisão por sexo, vencendo no masculino (1022) e no feminino (1753). Muitos atletas que comemoraram o título nunca tinham visto o clube levantar a taça da principal competição da natação brasileira.

O título conquistado pelo Minas Tênis é por demais salutar ao esporte, em particular a natação, pois coloca por terra vitórias consecutivas de uma unica representação. A alternância na primeira posição é sinal de que existe o equilíbrio e o crescimento generalizado.

O maior vencedor do Brasileiro Absoluto é o Esporte Clube Pinheiros, que tem 13 títulos e por oito anos seguidos, de 2002 a 2010, foi campeão. Após o período de transferências e o natural troca-troca de atletas e clubes, equipe se apresentou este ano diferente e sem alguns nomes que defendiam o azul, preto e branco, como Nicholas dos Santos e os “Henriques” (Barbosa e Rodrigues).

O Flamengo por anos foi o maior vencedor da competição com 12 títulos e, assim como o Pinheiros, passou oito anos, de 1980 a 1987, sem sair do lugar mais alto do pódio. Depois de passar por diversas crises, o clube rubro-negro carioca foi quinto lugar em 2010 primeiros depois de amargar um 18º lugar em 2009.