Colaborou: Bruno Secco

Jilvan Andrade dos Santos, atleta da Unisanta, ganha nos 100 metros livre da II Copa de Natação Paraolímpica

Tânia Evangelista e Milena Ribeiro, do Lar das Moças Cegas,  destaques na III Etapa do Circuito Paulista de Natação para Deficientes Visuais, obtiveram índices para o campeonato brasileiro na modalidade, nas provas disputadas na manhã de sábado (10/8), na Universidade Santa Cecília (Unisanta).   Jilvan Andrade dos Santos, atleta da Unisanta, ganhou nos 100 metros na II Copa São Paulo de Natação Paraolímpica, competição disputada no mesmo local.

O Pró-Reitor Administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira, prestigiou a abertura das provas, lembrando que o Complexo Educacional aplica sua política de inclusão em todos os setores, inclusive no esporte, há muitos anos.  Seu representante em competições mundiais paraolímpicas é o campeão brasileiro Carlos Farrenberg, medalhas de prata no 27º Meeting Internacional de Berlim,  em maio último e selecionado para o Mundial do Canadá, em Montreal, em agosto.

Em 2003, o treinador Renato Bartolo, da Unisanta, começou a treinar 20 atletas com deficiência visual, na piscina da Unisanta. Desses 20, nove são do Lar das Moças Cegas.

As competições de sábado foram promovidas pela Federação Paulista de Desporto para Cegos (FPDC), com apoio da Universidade. As instalações da Unisanta foram elogiadas pelas representantes das cidades participantes, de Praia Grande, Cubatão, Indaiatuba, Santos  e Campinas.

Tânia, paratleta campeã paulista,  de 42 anos, aprendeu a nadar ano passado e,  por meio de sua força de vontade e dedicação, conquistou três medalhas de ouro nos últimos Jogos Regionais de Barueri, uma nos 400m livre, outra nos 100m livre e a última nos 100m borboleta.

Milena, deficiente visual total, nada há mais de cinco anos e começou a treinar na Unisanta há apenas dois anos. Nos Jogos Regionais, em Barueri, ela conquistou três medalhas de ouro, nos 400m livre, 100m peito e 100m costas.

Próximo evento

A Unisanta participará da Etapa Brasileira em Porto Alegre para Deficientes nos dias 13, 14 e 15 de setembro, com os paratletas  Carlos Farremberg e Gilvan Andrade dos Santos, funcionários da Unisanta,  também treinados por Bartolo.