Foi realizado em julho, na cidade de Lima (Peru), o Campeonato Latino-Americano Infantil e Juvenil de Tênis de Mesa, onde três santistas tiveram destaque e trouxeram várias medalhas na bagagem.

Hiago Afonso (LSTM/Saldanha da Gama/Santa Cecília), Victor Brience (LSTM/Saldanha da Gama/Santa Cecília) e Tathiane Pimentel (ADC Estrela/Santos FC/PMS/Colégio Vértex) foram os santistas que representaram a Seleção Brasileira na competição.

Na categoria Infantil Masculino, os atletas Hiago e Victor, que neste ano já representaram o Brasil no Sul-Americano, na cidade de Envigado – Colômbia, onde haviam conquistado a medalha de prata por equipes e o bronze em duplas, conseguiram dar o troco na Argentina na semifinal, passando pelo Paraguai na final, e conquistaram o ouro por equipes e novamente o bronze em duplas. Hiago e Victor que já têm uma longa história na seleção, apesar da pouca idade, desde 2009 representam o Brasil em competições internacionais.

No Infantil Feminino, a cidade foi representada pela mesatenista santista Tathiane Pimentel (Colégio Vértex). Tathiane, que já conquistou, no ano passado, o título inédito do Latino-Americano Mirim Individual na República Dominicana, neste ano na categoria acima conquistou a medalha de prata por equipes e no individual foi eliminada nas quartas de final, o que a credenciou para disputar 02 vagas restantes para representar a América Latina no Desafio Mundial Infantil, já que 02 vagas foram dadas às atletas que chegaram à final individual do Latino-Americano Infantil. E na seletiva realizada entre 08 atletas, Tathiane assegurou uma das vagas para o Mundial da categoria que será realizado em janeiro de 2012, em Porto Rico, e mais uma vez fazendo história, sendo a primeira santista a participar desta competição.

Ainda em terras peruanas, logo após o Latino-Americano, foi realizado o Aberto de Jovens do Peru, etapa do Circuito Mundial Infantil e Juvenil. Nesta competição Hiago Afonso (LSTM/CR Saldanha da Gama/Santa Cecília) conquistou o bronze individual e o bronze por equipes ao lado de Victor Brience (LSTM/CR Saldanha da Gama/Santa Cecília), enquanto que Tathiane Pimentel (ADC Estrela/Santos FC/PMS/Colégio Vértex) conquistou o bronze por equipes e a prata em duplas ao lado da brasileira Genifer Zhao.

FONTE: Federação Paulista de Tênis de Mesa