O ano de 2022 já começa com conquistas para o projeto olímpico de karate da Unisanta. A atleta Rafaela Silva ganhou medalha de ouro na modalidade kumite, e o atleta Kaique Mortari foi prata nesta mesma modalidade e bronze na modalidade de kata na Copa Brasil de Karate, que aconteceu em Piumhi, região Centro-Oeste de Minas Gerais, no dia 12 de fevereiro, com a participação de centenas de atletas.

Figura emblemática do karate na região e professor do esporte na Unisanta desde 1979, Bartolo ressaltou sua satisfação ao ver membros da instituição conquistarem, merecidamente, reconhecimento nacional em suas modalidades. “É muito gratificante ver esse retorno do esforço dedicado pelos atletas e principalmente o apoio da Unisanta que forma o cidadão no nível educacional. Eles (atletas) podem viver do karate? Podem, mas eles também têm uma formação básica que abre outro leque de possibilidades. Então, o apoio da Unisanta com esse modelo desportivo norte-americano é muito importante. Esses dois têm um grande futuro”, destacou ele.

A modalidade kumite é, nas modalidades modernas das artes marciais japonesas, um dos componentes de treinamento e de competição, a luta, o combate. O karate com o kihon e o kata formam a tríade básica de sua didática. Já a kata é uma modalidade da prática de karate do estilo shotokan. É uma simulação de luta em que o praticante executa movimentos de defesas e ataques com o objetivo de colocar em prática os exercícios executados em treino.

Rafaela Silva integra o projeto olímpico de karate e é estudante de Engenharia da Unisanta. “A Rafaela passou para a categoria adulta acima de 21 anos, mas pratica karate desde pequena. Com 13 ou 14 anos já começou a disputar competições nacionais e internacionais e hoje é membro da Seleção Brasileira”.

Já Kaique Mortari, além de integrar o projeto olímpico de karate da Unisanta, é bolsista do Colégio Santa Cecília. Bartolo comemorou a conquista do aluno de 16 anos de idade, que agora vai encarar a seletiva nacional em Fortaleza visando à vaga para o Campeonato Sul-Americano: “Grande resultado do nosso atleta que começa o ano com essas duas medalhas importantes. Orgulho de ser do Santa. Gratidão”.

Por fim, o sensei comparou o perfil dos dois caratecas da Unisanta: “Os dois têm características diferentes. O Kaique é um atleta novo, muito centrado, e tem o perfil de executor, um cara organizado que gosta de seguir determinado planejamento. Já a Rafaela tem um ímpeto, uma vontade de lutar e de vencer impressionante. Ela nunca falta em treinos e competições e se sacrifica ao máximo”.