Nadadora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Ana Marcela Cunha terminou em 7º lugar nos 5Km da Maratona Aquática do Mundial de Xangai, China, disputados na manhã desta quinta-feira (22) e noite de quarta-feira (21) no Brasil. A alta temperatura da água, bandeiras amarelas e expulsões marcaram a prova na praia de Jinshang, segundo a Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.

“Parece que hoje estava até um pouco mais quente que no dia 19, na prova de 10km. Hoje mostrei pra todo mundo que estou bem treinada, que não vim pra passear e que toda a minha preparação não foi jogada fora”, disse Ana Marcela.

A campeã mundial dos cinco quilômetros foi a suíça Swann Oberson, em 1h00min39s7. A prata ficou com a francesa Aurelie Muller, 1h00m40s1 e a norte-americana Ashley Grace Twichell pegou o bronze, 1h00min40s2. Ana Marcela completou a prova em 1h00min46s7. Poliana Okimoto não se sentiu bem e chegou no 11º lugar, com 1h00min48s3.

No masculino, Vitor Colonese, também da Unisanta, ficou na 22ª colocação com o tempo de 56m39s7. O outro brasileiro na disputa, Samuel de Bona (1h01m20s9), ficou na 36ª colocação. O alemão Thomaz Lurz (56m16s6) foi tetra campeão da prova. Ele foi o vencedor em Montreal 2005, Melbourne 2007, Roma 2009 e agora em Xangai. O grego Spyros Gianiotis (56m17s4) foi o 2º colocado, seguido pelo russo Evgeny Dratsev (56m18s5). No total, 62 atletas terminaram a prova.

25Km – Neste sábado (23) em Xangai e tarde de sexta-feira (22) em Brasília, Ana Marcela, Allan do Carmo e Samuel de Bona participam da prova de 25 quilômetros. Serão cinco horas de prova e assim como em outras disputas de maratonas aquáticas, as condições do clima são os maiores desafios a serem superados neste mundial. A temperatura das águas de Jinshang está em torno de 30 graus.

Desde 2005, no Mundial de Montreal, o Brasil não participa da maratona de 25 quilômetros. Ana Marcela disse que chegou a hora de enfrentar essa disputa mais longa.

“Nunca nadei e treinei tanto na minha vida de atleta, mas tudo tem a primeira vez e a gente escolha a hora. Depois do Mundial de Roma eu disse que queria nadar os 25 no próximo e vamos ver qual a sensação, se é de dor, desespero…. Acho que vai precisar de muita calma, paciência. Isso é o que vai contar”, explicou.

A seleção brasileira de desportos aquáticos compete no Mundial de Xangai com recursos dos Correios, patrocinador oficial da CBDA, Bradesco/Lei de Incentivos Fiscais, Lei Agnelo/Piva e Speedo.