Nadadora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Ana Marcela Cunha ficou com a 11ª colocação na maratona aquática de 10 quilômetros no Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai, na República Popular da China. A prova disputada nesta terça-feira (19/7), na praia de Jinshan City, classificava os países das 10 primeiras colocadas e era a única oportunidade de garantir duas atletas nas Olimpíadas, o que nenhuma nação conseguiu.
Com o tempo de 2h02min22s2, Ana não conseguiu a vaga para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Três segundos e 95 centésimos foi a diferença entre brasileira e a espanhola Erika Villaecija Garcia (2h02min18s07), que ficou em 10º lugar e garantiu a última vaga nas Olimpíadas.
“Estou muito triste, mas com a consciência de ter nadado bem e feito uma boa prova e ter me preparado bastante. Ainda não deu pra sentir a dor da perda da vaga olímpica, mas começo a focar os Jogos do Rio, em 2016”, concluiu Marcelinha. Em seu perfil em um site de relacionamentos, Ana revelou seu espírito esportivo e perseverança. “A vida me ensinou a nunca desistir…”
A britânica Keri Payne – prata olímpica nos Jogos de Pequim – conquistou em Xangai o bicampeonato mundial dos 10 Km com o tempo de 2h01min58s1 (em Roma, ela venceu em 2h01min37.1). O pódio foi completado pela italiana Martina Grimaldi (2h01min59.9), que há dois anos, conquistara bronze. E a terceira colocada em Xangai foi a grega Marianna Lymperta (2h02min01.8), 9ª no Mundial de 2009. Poliana Okimoto ficou com a 6ª colocação (2h02min13s6) e conquistou a vaga brasileira nos Jogos de Londres 2012.
5 Km – Ana Marcela e Poliana Okimoto voltam a competir nesta quinta-feira (21), às 21 horas, horário de Brasília, na prova de 5 quilômetros.
Equipe brasileira – Além de Ana Marcela, o também maratonista aquático Victor Hugo Colonese, o Foca, e o técnico Márcio Latuf, igualmente da Unisanta, integram a seleção brasileira composta ainda pelos atletas Poliana Okimoto, Allan do Carmo e Samuel de Bona. Em Xangai, o chefe da delegação é Igor de Souza e os técnicos são Carlos Arapiraca, Christiano Klaser, Márcio Latuf e Ricardo Cintra.
O Brasil participa do Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai com recursos dos Correios, Bradesco/Lei de Incentivos Fiscais, Lei Agnelo/Piva e Speedo.
Programação dos brasileiros na maratona de acordo com o horário de Brasília:
– Dia 19/7, às 22 horas – 10km Masculino (Allan e Samuel)
– Dia 21/7, às 21 horas – 5km Feminino (Poliana e Ana Marcela) e às 23 horas – 5km Masculino (Samuel e Vitor)