A atleta da Unisanta, que compõe a delegação brasileira de maratona aquática, é forte candidata a conquistar a medalha de ouro, na prova de 10km no Pan-Americano 2011. No mundial de Xangai 2011, Ana Marcela conquistou a medalha de ouro na prova de 25 km em mar aberto.

Ana comenta que está tranquila para a competição, apenas um ”friozinho na espinha” pela ansiedade de competir.  Após participar de cinco campeonatos mundiais, conhece bem as adversárias. As atletas dos EUA, México, Venezuela e Canadá são as mesmas que participaram dos eventos anteriores.

No dia 16 de outubro às 23h55, no aeroporto de Guarulhos, Ana Marcela embarca com seu técnico Marcio Latuf, rumo ao México, dando seguimento aos treinos preparatórios para a maratona aquática de 10km. A prova será realizada no dia 22/10 na cidade de Puerto Vallarta, localizada a cerca de 200 quilômetros de Guadalajara.

Devido à altitude de 1500m da cidade de Guadalajara onde serão realizadas as provas de natação em piscina olímpica, a baiana Ana Marcela não participará das provas longas de natação.  Quem representará o Brasil e a Unisanta será o nadador Luis Rogério Arapiraca nas eliminatórias dos 1500m livres masculino no dia 17/10.