A atleta da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Ana Marcela Cunha, conquistou a medalha de prata para o Brasil na 6ª etapa da Copa do Mundo FINA de maratona aquática.

A prova de 10 quilômetros foi realizada dia  11/08, no Lago Megantic, no Canadá. Mesmo com a segunda colocação na prova, Ana Marcela segue líder do circuito mundial. O ouro e bronze ficaram nas mãos das norte- americanas, Christine Jenning e Eva Fabian, respectivamente.

Ana Marcela disputou todas as seis etapas realizadas neste ano e segue firme na busca pelo seu segundo título da Copa do Mundo, já que a brasileira venceu o circuito em 2010, quando tinha apenas 18 anos.

Na luta pelo bicampeonato, a nadadora foi medalha de bronze na 5ª etapa do circuito disputada no último dia 26, em St. Jean, no Canadá.  A atleta sagrou-se, ainda, vencedora da prova de 32 Km do Grand Prix de Maratonas Aquáticas da Fina, realizada dia 28, no mesmo local, estabelecendo o novo recorde da competição, com o tempo de 6h34min. Ana competiu pela primeira vez em um percurso com esta distância e também fez sua estreia em uma etapa do Grand Prix.

Ana Marcela, que já somou 100 pontos até a ultima etapa realizada no Canadá, está no topo do ranking feminino com quarenta pontos à frente da segunda colocada, a alemã, Nadine Reichert. A americana Eva Fabian e alemã Angela Maurer, terceira e quarta do ranking, com 56 e 50 pontos, respectivamente, também ainda têm chances matemáticas de vencer a disputa.

Isto porque ainda serão realizadas duas etapas, a de Hong Kong, no dia 07/10, e a de Shantou, que encerra o circuito no dia 13/10, em que esta última prova terá a sua pontuação dobrada.

Etapas da Copa do Mundo

Realizadas: Santos – Brasil – 29 de janeiro / Viedma – Argentina – 4 de fevereiro / Eilat – Israel – 1º de abril / Cancún – México – 21 de abril / Lac St. Jean – Canadá – 26 de julho;

Canadá –   Long Megantic – Canadá – 11 de agosto /

Próximas: Hong Kong – 7 de outubro / Shantou – China – 14 de outubro.