A equipe da Unisanta pode classificar mais cinco atletas com excelentes desempenhos e índices técnicos. A divulgação da lista completa de nadadores pela CBDA ainda não ocorreu até o momento.

Na manhã desta quinta-feira (11) a atleta da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Ana Marcela Cunha, venceu os 10km da segunda etapa do Campeonato Brasileiro, em Foz do Iguaçu e garantiu a vaga para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, que será disputado em julho, em Budapeste, na Hungria

Seis meses depois de uma cirurgia para retirada do baço, onde seu futuro esportivo estava indefinido, a tricampeã mundial de Maratonas Aquáticas, voltou ao lugar mais alto do pódio, provando que está completamente recuperada e pronta para enfrentar novos desafios.

Ana Marcela dominou a prova de ponta a ponta e chegou em 2h05m36s0c. Largou no pelotão da frente e não perdeu o controle da liderança em momento algum. Nos metros finais, a gaúcha Viviane Jungblut, que ficou com a outra vaga para o Mundial, ainda buscou uma reação, mas não bastante para vencê-la.

“Estou muito, muito feliz! Consegui me classificar para o Mundial e, mais uma vez, terei o privilégio de representar meu país. A vitória de hoje sem dúvida teve um sabor especial, é o resultado de muitos meses de um trabalho de recuperação e muita dedicação. Mostra que, definitivamente, a operação ficou pra trás”, festejou a nadadora, que irá para a sua nona edição de Mundial de Esportes Aquáticos.

Ana Marcela ainda tem outro desafio pela frente. Ela volta a competir neste sábado (13), ainda em Foz do Iguaçu, desta vez para buscar a vaga nos 5km no Mundial de Budapeste. “ Ainda tem os cinco né?  Quero vencer de novo..rs.. Todo atleta quando cai na água quer vencer. E como não é diferente. Vou tentar buscar essa outra vaga também”, brincou.

Disputa acirrada – A prova feminina foi definida nos metros finais e na batida de mão. As atletas da Unisanta Poliana Okimoto (medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Rio 2016) e Carolina Bilich também disputaram braçada a braçada pela vaga.  Após a última boia, o pelotão principal tinha Poliana, Ana Marcela, Carol Bilich, Viviane Jungblut e Betina Lorscheitter. Após pouco mais de duas horas de prova, somente dois segundos separam a medalha de ouro da quinta colocação. Poliana ficou com o bronze e chegou em 2h05m40s, seguida por Carol, que terminou em quarto.

O Mundial e mais atletas Unisanta na equipe brasileira – A equipe de Natação da Unisanta,  após o brilhante desempenho de 36 medalhas no Troféu Maria Lenk, com o primeiro lugar do quadro de medalhas da competição nacional, tem a expectativa de levar mais cinco atletas para o Mundial de Budapeste, em julho, principal competição depois dos Jogos Olímpicos do Rio.

Está prevista  para essa quinta-feira (11) a divulgação da lista completa de nadadores que serão convocados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para ir a Hungria. Caso seja confirmado que a natação brasileira irá levar 16 nadadores, a Unisanta poderá carimbar os passaportes dos atletas Thiago Simon, 200 m peito – 2min10s78 (obtida em 2016); Leonardo de Deus, 200 m borboleta – 1min54s91; Joanna Maranhão, 400 medley – 4min38s63; Guilherme Costa, 1.500 m livre – 15min06s35 e Nicholas Santos, 50 m borboleta – 22s61.

A CBDA em princípio não convocaria atletas de provas não olímpicas, como os 50 m borboleta, mas fará uma concessão neste caso pela marca obtida pelo veterano de 37 anos, que é o melhor tempo do mundo no ano e segundo melhor da história.

Apesar de ter informado anteriormente que só levaria oito atletas para a competição, o comando técnico da CBDA chegou ao consenso de que é viável enviar 16 nadadores à Hungria após a realização do Troféu Maria Lenk, na última semana.