No final, após acirrada disputa, a americana Christine Jennings perdeu o equilíbrio na areia e foi ultrapassada por Ana Marcela

O primeiro título para o Brasil no Desafio Rainha do Mar – competição de maratona aquática realizada na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro -, veio das braçadas e corrida da nadadora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Ana Marcela Cunha. A campeã mundial na prova de 25 km da maratona aquática, na China, venceu a americana Christine Jennings, vencedora da edição de 2010, e outras quatro nadadoras da elite, na manhã deste sábado, dia 10. Foi uma disputa acirrada, que deu o título de campeã à brasileira nos metros finais na areia. Nas edições anteriores, os três vencedores foram internacionais.

A prova feminina seguiu o mesmo formato da masculina: cinco voltas de 800m no mar, alternadas por 50m de corrida, com chegada na areia. Ana largou na frente e, depois de um início equilibrado, começou a se destacar ao lado de Christine, disputando a liderança braçada a braçada.

Com a terceira volta, a americana, campeã do Pan-Pacífico 2010 e medalha de bronze no Pan de Guadalajara 2011, abriu vantagem e ficou à frente do primeiro pelotão, mas sempre com a brasileira Ana Marcela na sua sombra. No final, ao sair da água, surgiu a oportunidade que favoreceu Ana. Christine se desequilibrou, caiu com dores no tornozelo e viu a brasileira correr para conquistar o primeiro título na competição.

“Estou muito feliz de ser a primeira brasileira a conquistar esse título. Claro que a gente fica triste pelo que aconteceu com a Jennings, mas Deus tinha guardado isso para mim”, disse Ana Marcela. No domingo, é a vez da elite masculina.

Fonte: GLOBOESPORTE.COM