A cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico será no dia 10 de dezembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Ana já conquistou este título nos anos de 2016 e 2018

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou nesta sexta-feira, dia 1º, os seis atletas que concorrem ao troféu de Melhor Atleta do Ano do Prêmio Brasil Olímpico 2019. Ana Marcela Cunha, atleta de maratona aquática da Universidade Santa Cecilia (Unisanta), foi uma das selecionadas. Além de Ana, concorrem no feminino, Beatriz Ferreira (boxe) e Nathalie Moellhausen (esgrima). Já no masculino, os finalistas são Arthur Nory (ginástica), Gabriel Medina (surfe) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade).

Os vencedores serão anunciados na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, no dia 10 de dezembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Os vencedores de 2018 foram Ana Marcela e Isaquias Queiroz.

O COB anunciou também o nome dos 56 melhores atletas em cada modalidade esportiva olímpica. Ana Marcela foi escolhida na modalidade Maratona Aquática. Já os atletas que concorrerão ao prêmio Atleta da Torcida serão revelados no domingo, dia 10 de novembro. A escolha do Atleta da Torcida será feita pelo público, em votação pela Internet.

Na 21ª edição, o Prêmio Brasil Olímpico ainda vai premiar outras categorias: Melhor Técnico Individual e Coletivo; Troféu Adhemar Ferreira da Silva; e Melhores Atletas nos Jogos Escolares da Juventude.

A escolha dos melhores atletas em cada modalidade, assim como os atletas que concorrem ao Troféu de Melhor Atleta do Ano, foi realizada por um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes, Comissão de Atletas do COB, ex-atletas e personalidades do esporte.

Ana Marcela Cunha – Em 2019, Ana Marcela Cunha conquistou 10 títulos internacionais. No Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas, acabou com o vice-campeonato mesmo vencendo cinco etapas – Doha (Catar), Setúbal (Portugal), Balatonfüred (Hungria), Ohrid (Macedônia), Nanton (Taiwan) – e sendo vice em duas – Ilhas Seicheles e Chun’na (China). Vencedora do Prêmio Brasil Olímpico de Melhor Atleta do Ano em 2016 e 2018, Ana Marcela ainda conquistou os 5km da 1ª edição dos Jogos Mundiais de Praia e do Mundial de Desportos Aquáticos em Gwangju; os 10km dos Jogos Pan-americanos de Lima e dos Jogos Mundiais Militares de Wuhan e os 25km também no Mundial de Gwangju.

A atleta da Unisanta, que tem 25 vitórias no Circuito Mundial da FINA 10k, apareceu na edição do Livro dos Recordes (Guinness Book) 2020 como a maior vencedora da competição e conseguiu a classificação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 com o 5º lugar na prova dos 10km do Mundial de Gwangju. Ana Marcela receberá pela sexta vez o título de melhor nadadora do mundo no ano pela FINA.