Nadadora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Ana Marcela Cunha conquistou, na manhã deste domingo (9), o título de campeã brasileira de Maratonas Aquáticas 2012. A atleta venceu  a Travessia de 5km de Inema, na base naval de Aratu, em Salvador/BA e dividiu a vitória com Poliana Okimoto, após um empate histórico decidido na filmagem. As nadadoras concluíram o percurso com o tempo de 1hm00m26.

Bicampeã da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, Ana Marcela conquistou seu sexto título nacional em sete anos, o quarto consecutivo. “De 2009 pra cá ganhei os Brasileiros, e, antes, em 2006 e 2007. Vim marcando as adversárias e pensando no título”, disse a atleta.

No masculino, Samuel de Bona conquistou o título inédito de campeão brasileiro. A etapa de Inema foi vencida por Allan do Carmo, com o tempo de 57min48, seguido por Diogo Villarinho (57min51) e Luis Rogério Arapiraca, da Unisanta, na 3ª colocação (57min52). No feminino, Carolina Bilich ficou com o 3º lugar.

Além de Ana Marcela e Arapiraca, a Unisanta foi representada, em Inema, pelos atletas Victor Colonese, Victor Simões, Catarina Ganzelli e Ingrid Silva.

Sul-Americano – As travessias de Inema 2012 foram seletivas para o Sul-Americano Júnior, que será realizado em março de 2013, no Chile. Lucas Cortini, Leonardo Castilho, Carolina Bilich e Giovana Mattos foram os melhores colocados na faixa etária exigida pelo regulamento e representarão o Brasil na competição.

Prêmio internacional – Ana Marcela está entre os indicados ao prêmio dos melhores nadadores dos cinco esportes aquáticos olímpicos pela FINA – Federação Internacional de Natação. Ela é a única representante do Brasil, tanto no masculino quanto no feminino, que concorre à premiação. O resultado final será publicado na revista FINA Aquatics World, em janeiro de 2013.

Fonte: CBDA