Esta foi a primeira medalha do Brasil no Mundial Esportes Aquáticos que acontece na Hungria

Nove meses depois de uma delicada cirurgia para retirada do baço, a tricampeã mundial de Maratonas Aquáticas Ana Marcela Cunha, atleta da Universidade Santa Cecília (Unisanta), mostrou que está de volta. Na manhã deste domingo (16/7), ela conquistou a medalha de bronze no Mundial de Esportes Aquáticos, em Budapeste, na Hungria, repetindo o resultado de 2015, em Kazan. A brasileira chegou à frente da campeã olímpica a holandesa Sharon Rouwendaal e da vice-campeã olímpica,  a italiana Rachelle Bruni, respectivamente 16ª e 5ª colocadas na prova.

A prova dos 10km aconteceu no Lago Balaton e teve altíssimo nível técnico. A cada volta, as atletas iam diminuindo o tempo e a chegada foi bastante emocionante, com Ana Marcela Cunha e a italiana Ariana Bridi batendo juntas no pórtico. Foram mais de 15 minutos de espera até a oficialização do resultado, empate para as duas com o tempo de 2h00m17s20. O resultado foi comemorado pelos brasileiros na Hungria com o grito da torcida: ” Oooooh! A Campeã voltou! A campeã voltou oooo …”

A vencedora foi a francesa Aurelie Muller (2h0m13s70) seguida pela equatoriana Samantha Arrevalo.

Depoimento

“Obrigada,  meu Deus,  e a todos aqueles que acreditaram em mim! Estou muito feliz com esse resultado.  Me senti um pouco cansada no meio da prova, mas depois da alimentação me senti mais forte e com força para brigar nos últimos metros. Olhei pra frente e vi que a campeã olímpica tava ali e pensei: ´tenho que ir com ela´.  Cheguei na Sharon, vi as meninas com um ritmo forte e fui buscando.  Deu pra chegar junto”, festejou.

“Perfeito seria o primeiro, mas foi muito bom! Uma prova muito bem trabalhada”, encerrou.

Esta foi a oitava medalha de Ana Marcela Cunha em Mundiais. Foi campeã dos 25km em 2011 (Shangai, China) e 2015 (Kazan, Rússia), foi prata nos 10km (Barcelona, Espanha), em 2013, e por equipes,  em 2015, além de ter levado o bronze nos 5km em 2013 e nos 10km em 2015. No Mundial de águas abertas em 2010 (Roberval, Canadá), ainda levou o bronze nos 5km.

Próximas provas

Mas a Maratona  de Ana Marcela ainda não acabou. Ela ainda nadará os 5km na quarta-feira (19/7); o revezamento no dia seguinte (20/7) e para finalizar, na sexta, os 25km (21/7). Outro atleta da Unisanta, Victor Colonese, também participará dos 25 Km. As provas acontecem a partir da 5 da manhã (horário de Brasília), exceto a prova de 25Km,  que tem largada prevista para às 3h30 da manhã.  

Outros nadadores

Além de Ana e Colonese, a Unisanta também classificou mais cinco atletas que disputam pela seleção brasileira de natação no Mundial de Budapeste, e é a equipe que enviou  o maior número de nadadores para a competição. São eles: Thiago Simon, nos 200m peito e 200m medley; Leonardo de Deus, nos 200m borboleta e nos 200m costas; Joanna Maranhão, nos 400m medley, nos 400m livre, 200m borboleta e 800m livre; Guilherme Costa, nos 1500m livre; e Nicholas Santos, nos 50m borboleta. O técnico Felipe Domingues também faz parte do grupo. Os atletas da Unisanta participam de provas entre os dias 23 e 31 de julho.