Na última terça-feira (12/10), 50 alunos do primeiro e segundo ano do curso de Educação Física da Unisanta participaram das comemorações do Dia das Crianças e da reabertura de visitações à estrutura do Santos F.C.

“O evento do dia 12 foi importante, pois celebrou os 105 anos de inauguração do estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, além do Dia das Crianças. E também marcou o retorno das visitas monitoradas ao Memorial das Conquistas, que é o museu do Santos F.C.”, destacou Alex Fernandes, coordenador do Memorial das Conquistas e professor universitário da disciplina de Marketing na Unisanta.

Fernandes comentou que, no dia 12, participaram do evento cerca de 500 alunos das filiais, espalhadas pelo estado de São Paulo, da escola de futebol do Santos F.C., a “Meninos da Vila”, além do público que normalmente frequenta o memorial e estava interessado na visita monitorada, suspensas desde março de 2020, e puderam retornar por conta das condições sanitárias.

“Além de conhecer o museu do Santos F. C., o visitante também conhece os camarotes, o gramado, a sala de imprensa, o vestiário, o banco de reservas da Vila, etc.”, disse Alex, que ainda estimou cerca de mil visitantes no Memorial das Conquistas na última terça-feira.

No Santos F. C., os universitários da Unisanta orientaram os visitantes a percorrer a Vila Belmiro, passando as informações necessárias e possibilitando uma maior interação destes com o estádio e com o Santos F.C. Além disso, eles contribuíram na recreação das crianças e alunos da escola “Meninos da Vila” presentes, desenvolvendo ações recreativas como pintura, bambolê, boliche, futsal, entre outras.

Sobre a participação dos alunos da Fefesp no evento, Alex Fernandes comentou: “Eles desenvolveram muito bem esse papel de monitoria e recreação, atenderam muito bem o público, assimilaram o conteúdo e fizeram isso com muita alegria, disposição e disciplina. Sem sombra de dúvidas, eles foram fundamentais para o sucesso da ação. Foi uma oportunidade muito interessante, onde os alunos da Fefesp puderam conhecer melhor a rotina de um grande clube e ter contato com o público e as crianças. Tenho certeza que os alunos gostaram muito da experiência”.

O coordenador do Memorial das Conquistas e professor da Unisanta também destacou a participação da Sorveteria Itanhaém no evento. “Através de uma parceria com o clube, ela (Itanhaém) distribuiu sorvetes para as crianças, que também tiveram à disposição algodão doce e pipoca”, disse Fernandes, que ainda destacou que um representante da sorveteria presente no evento, Yuri, também é aluno da Unisanta, no curso de Publicidade e Propaganda.

“Eu vi os meninos (alunos do ‘Meninos da Vila’) entusiasmados, com aqueles olhinhos brilhando que diziam: ‘Quero muito crescer e virar um jogar profissional’”, destacou Letícia Magalhães, aluna do 4º semestre de Educação Física que participou do evento. Letícia ainda comentou que, em uma próxima comemoração do Dia das Crianças no Santos F. C., a presença de um atleta profissional formado nas categorias de base do clube seria muito inspiradora aos alunos do “Meninos da Vila”: “Seria muito válido”.

O coordenador da Faculdade de Educação Física, Prof. Nicolau Teixeira Ramos, também comentou a participação dos alunos da Fefesp no evento do Santos F.C.: “Eles (alunos) têm toda a base teórica e atividades práticas com os professores, mas entre os próprios universitários. É totalmente diferente se assumir o comando de uma atividade com diversas crianças desconhecidas e de faixas etárias diversas. É um teste para um futuro professor e uma experiência muito válida”.

Nicolau destacou que um evento fora das dependências da Unisanta é importante para os universitários não ficarem muito habituados à determinada realidade e estrutura física, no caso do campus. “É importante que haja essa diversidade para que o aluno consiga adaptar seu método de trabalho em um lugar diferente”.

O coordenador da Fefesp ainda ressaltou que os alunos que participaram das comemorações do dia 12, de primeiro e segundo ano de curso, não tiveram tantas experiências práticas como essa, se comparados com os alunos veteranos, por conta da pandemia.

Sobre o fato de o evento ter ocorrido no Santos F. C., Nicolau Teixeira Ramos pontuou: “Se trata de um clube mundialmente famoso, que tem uma história ímpar e que muitos dos alunos são torcedores. Então deixa um ‘gostinho diferente’ ser no Santos F.C. Já tivemos vários eventos com o clube, mas esse especificamente é um modelo novo”.