Aluno de Odontologia, João Gabriel Lisboa, campeão metropolitano no individual e terceiro lugar na Volta do Chile, disse que a bolsa lhe garante praticar o esporte e fazer a faculdade. E Thainá Araujo, bicampeã paulista na sub-23, afirma que sem a bolsa não estudaria Educação Física.

O apoio da Universidade Santa Cecília (Unisanta) a alguns atletas de ciclismo da equipe Memorial/Fupes continua sendo fundamental para o crescimento dos seus alunos. Nesta terça-feira (19), o Diário Oficial de Santos publicou uma matéria sobre a equipe, com depoimentos dos que recebem bolsas da Universidade.

Aluno de Odontologia, João Gabriel Lisboa é quem tem conseguido os melhores resultados no masculino. Neste ano, o atleta de 20 anos foi campeão metropolitano no individual. Já por equipes, conquistou,  nos Jogos Regionais, em São Bernardo; o segundo lugar nos Jogos Abertos, no ABC, e o terceiro lugar na Volta do Chile.

“Cheguei à Escola do Rebouças com 13 anos para me divertir. Com o tempo, passei a sonhar em ser um ciclista de competição e isso aconteceu. Passei a correr e competir com atletas que eram meus ídolos. Esse sonho me possibilitou realizar outro: estou cursando Odontologia com uma bolsa de estudos graças ao ciclismo. Me dá uma sensação de independência realizar isso com o meu esforço”, afirma Lisboa.

Para a aluna da Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp), Thayná Araujo, se não fosse o ciclismo, não estaria na universidade. “Meus pais não teriam condições de pagar. Sei que será fundamental para o meu futuro. O esporte tem dado muitas coisas e me feito realizar sonhos”.

Com apenas 20 anos, Thayná é um dos talentos com possibilidade de integrar a equipe que vai defender o Brasil nos próximos jogos olímpicos. Nesta temporada, a atleta disputou o Campeonato Pan-americano de Estrada e de Pista, na República Dominicana, pela seleção brasileira. Na Estrada, categoria sub-23, ficou em quarto lugar. Na principal, garantiu a sétima colocação. No Brasileiro, chegou ao bicampeonato pela sub-23. Já na Prova 9 de Julho, a mais tradicional do país, foi a segunda colocada.

“A parceria que temos com a Unisanta é excelente. Faço questão de incentivar a todos, já que a carreira de atleta é curta e eles precisam estar preparados para o futuro. Entendo quando não podem se dedicar tanto aos treinamentos por causa da faculdade. O João faz um curso muito puxado, perde alguns treinos, mas tem nosso apoio. Quando se formar, vai crescer ainda mais no ciclismo e com um diploma na mão”, comenta o treinador Cláudio Diegues.