Na última segunda-feira, 3/3, a história de superação do aluno da Faculdade de Direito da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Valdemir Pereira Corrêa, serviu de inspiração para uma grande reportagem sobre a Escola Radical, de Santos, no Jornal A Tribuna, no Caderno Cidades.

Coordenada pelo professor da Faculdade de Educação Física e Esporte da Unisanta (Fefesp), Cisco Araña, a Escola abriu a primeira oportunidade da prática de surfe para deficientes por meio do aluno Val, como é conhecido pelos corredores da Unisanta.

Em 1997 e com 27 anos, o estudante de Direito, já formado pela Fefesp, encarou a sua primeira aula de surfe ao lado de Araña. “Aos poucos fomos criando uma didática para ensiná-lo, mas ainda assim precisávamos improvisar adaptações a cada aula, até que um dia aquilo me incomodou”, contou o professor à reportagem, que mostra como ele conseguiu desenvolver uma prancha adaptada.

O resultado desta perseverança levou Val a ser o primeiro surfista deficiente visual do Brasil. “Senti liberdade. Resgatou minha cidadania, pois em terra sempre dependia de alguém, mas no mar sou eu, a prancha e as ondas”, explicou o estudante.

Os frutos da perseverança

Além de Val, a reportagem ainda mostra outros dois personagens que entendem como o surfe pode trazer de volta uma nova maneira de viver. Um deles é Raphael Guilherme, de 12 anos, que fez o Brasil se emocionar na abertura do Fantástico, programa da Rede Globo, no dia 16/2.

A reportagem mostra a superação de Raphael após as aulas com o professor Araña e uma equipe de fisioterapeutas da Casa da Esperança. Nas imagens o novo surfista mostra como, depois de oito meses de aulas, surpreendeu sua mãe após dar seus primeiros passos.

Ao ver a reportagem do Fantástico, Sabrina Prata Rodrigues da Silva, de 10 anos, procurou a Escola Radical, que funciona no Posto 2, na Praia da Pompeia, também destaque de A Tribuna. “Não tem preço que pague esse sorriso no rosto”, disse Juliana Prata Rodrigues, mãe de Sabrina, à reportagem.

Atualmente com 20 alunos, a Escola Radical pretende atender cada vez mais pessoas com necessidades especiais. “Esse é o maior campeonato da minha vida. Hoje somos (professores) seres humanos melhores, sou um pai melhor”, palavras emocionadas de Araña que finaliza a matéria.

Documentário – Em dezembro de 2013, a vida e a superação do aluno da Unisanta, o Val, fez parte do documentário Desafio EM Quatro Rodas II, produzido pela Zoom Bee Comunicação e Arte Visual, com a coprodução de Imperatriz Fotos.

O filme mostra como ele e Dallila Moraes quebram as barreiras dos desafios da vida, não só no esporte, como no dia a dia para driblar preconceitos e dependências físicas e emocionais. No documentário, Val mostra que, além de surfe, ainda encontra tempo para a prática de outros esportes e também para cursar a sua segunda graduação.