Depois de obter o quinto lugar na Super Copa do Mundo de Hamburgo, a aluna do quarto ano de Jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC), da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Danielle Zangrando, participa neste final de semana, de mais um etapa do Circuito Europeu de Judô. Trata-se da Copa do Mundo de Praga, desenvolvida na Capital da República Tcheca. Ela quer mais um bom resultado.

Motivada pela conquista do título de campeã geral da Super Copa do Mundo de Hamburgo, a seleção feminina compete na Copa do Mundo de Praga, com a certeza de que o bom resultado é importante para o objetivo futuro: conquistar para o Brasil a primeira medalha olímpica do judô feminino. Além disso, a participação das atletas do Brasil no Circuito Europeu serve para defini;cão da equipe pan-americana para o Pan Rio 2007, que ocorre em julho.

Pela primeira vez na história a seleção brasileira feminina terminou como campeã geral em uma etapa das copas do mundo européias. E foi logo na Super Copa do Mundo de Hamburgo, um dos principais torneios de judô do mundo. Numa competição equilibrada, o ouro de Edinanci Silva, a prata de Priscila Marques e o quinto lugar de Danielle levaram o Brasil ao topo, à frente de potências como França e Japão.

Medalhista do mundial de judô de 1995, Danielle Zangrando, faz uma avaliação ponderada da atual fase do judô feminino brasileiro. “Estamos evoluindo. Mas não podemos nos empolgar com esses resultados. Eles fazem parte do trabalho que visa ao objetivo maior do judô feminino, que é conquistar a primeira medalha olímpica em Pequim. Até lá, temos ainda o Pan e o Mundial”, completa a experiente judoca.

Enquanto as mulheres disputam a Copa do Mundo de Praga, neste final de semana, a seleção masculina estará na Polônia, para a Copa do Mundo de Varsóvia. As competições fazem parte do processo de avaliação dos atletas para definir o titular de cada uma das 14 categorias para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. A equipe retorna ao Brasil na próxima semana e tem, no dia 25 de março, compromisso no Desafio Internacional, em Vitória. Para acompanhar em tempo real a Copa do Mundo de Praga e a Copa do Mundo de Varsóvia acesse: www.europejudo.com.