A recordista sul-americana dos 50 metros nado de costas, Alemene Araújo, de 80 anos, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA)/Master Nada Mais, conquistou o tricampeonato brasileiro de sua categoria nas provas de 50 metros nado livre e 50 metros nado de costas, no 36º Campeonato Brasileiro de Natação Master, realizado, no Parque Aquático de Goiás, Goiânia, em Goiás.
Alemene, que figura ainda entre as dez melhores do mundo em sua categoria, nas provas de 100 metros nado livre e 100 metros nado de costas, pretendia competir também nestas duas provas no Brasileiro de Goiânia. O calor excessivo e a baixa umidade relativa do ar, entretanto, a fizeram mudar de idéia. “Estou em grande forma, apesar da idade, mas nunca não é bom exagerar:, afirmou. “De qualquer forma, garanti duas medalhas de ouro para a Cidade de Santos e, em especial, para a UNISANTA”.
Ela sempre gostou de esportes, mas só começou a praticar natação competitiva aos 76 anos. E para mostrar que não teme desafios, foi logo participando do Mundial Master de 2000, em Munique,. na Alemanha.
“Consegui ficar entre as dez melhores nos 100 costas e 100 livres. Ter recebido a premiação correspondente ao som do Hino Nacional Brasileiro foi uma emoção indescritível. Fiquei sem saber o que fazer, quase dei um grande vexame”.
Alemene concorda quando dizem que ela é “um grande exemplo de vida”. Uma vez, chegou a ser chamada de fenômeno, em uma matéria de jornal. “Disto eu discordo. Pratico meu esporte como qualquer outra pessoa. Não me sinto velha. Tenho 80 anos e me vejo como uma jovem de 18 anos. A idade que importa é a da alma e não a do corpo. Tenho uma alma bastante jovem”.
Residindo em Santos desde que se aposentou há cinco anos, Alemene orgulha-se de já ostentar 60 medalhas de ouro. Mas o que a deixa ainda mais de bem com a vida é o fato de continuar estudando e aprendendo. “Há três anos estou na Universidade da Terceira Idade, o que que mantém em constante atividade”.
Ela é uma das 120 pessoas que residem na Casa do Sol, localizada no Morro da Nova Cintra. “Gosto muito de lá, pois só tenho amigos”, destaca a jovem nadadora de 80 anos, que acorda sempre às 5h30 e uma hora depois já está na piscina para treinar entre 1.800 e 2.000 metros todos os dias.
Alemene garante que não tem segredos para seguir sempre em frente. “Não tomo remédios, e minha alimentação não implica em dietas rigorosas. Gosto mesmo é de um pastelzinho de queijo e de um caldo de cana”, completa.